Empresa que criou ChatGPT lança IA que produz vídeos realistas

Por Flipar

Apelidado de ?Sora?, o programa foi disponibilizado apenas para análise de especialistas e ainda não está disponível para o público geral.
divulgação
"O Sora pode criar vídeos de até 60 segundos com cenas altamente detalhadas, movimentos de câmera complexos e vários personagens com emoções vibrantes", explicou a empresa.
Andrew Neel Unsplash
O Sora pode criar animações e imagens muito realistas, como mostram os vídeos divulgados como exemplo.
divulgação openai
Segundo a OpenAI, a descrição que gerou o vídeo de mamutes caminhando no gelo foi: "Vários mamutes peludos gigantes se aproximam caminhando por um prado nevado, seu longo pelo lanoso balança levemente ao vento enquanto caminham, árvores cobertas de neve e montanhas dramáticas cobertas de neve ao longe[...]?
divulgação openai
?[...] luz do meio da tarde com nuvens finas e um sol alto a distância cria um brilho quente, a visão baixa da câmera é impressionante, capturando o grande mamífero peludo com uma bela fotografia e profundidade de campo."
divulgação openai
A empresa disse que está tomando precauções para evitar o uso indevido do Sora. Antes de disponibilizá-lo, a OpenAI garante que está implementando medidas de segurança.
freepik
"Também estamos criando recursos que ajudem a detectar conteúdo enganoso", declarou a empresa, que prometeu um ?detector de vídeos falsos? dentro pelo próprio Sora.
divulgação open ai
Além disso, um grupo de profissionais da área, como designers e cineastas, também já estariam testando a ferramenta para fornecer sugestões sobre como torná-la mais interessante em seus trabalhos.
divulgação OpenAI
"O Sora serve de base para modelos que podem compreender e simular o mundo real, capacidade que acreditamos que será um marco importante para alcançar a AGI [Inteligência Artificial Geral]", ressaltou OpenAI.
divulgação OpenAI
Gradualmente, essa imagem vai se transformando em algo reconhecível por humanos, até chegar à sua forma final.
divugalção OpenAI
Essa técnica é semelhante à usada por robôs que podem gerar fotos a partir de descrições dos usuários, como o DALL-E, outro projeto da OpenAI.
divulgação openai
A OpenAI diz que seu novo modelo de inteligência artificial pode fazer mais do que apenas criar vídeos do zero. Ele também pode continuar vídeos que já existem(!) e transformar imagens estáticas em vídeos.
divulgação OpenAI
No entanto, a empresa reconhece que o modelo ainda apresenta algumas ?fraquezas?, como por exemplo, dificuldade em simular a física de uma cena complexa.
divulgação OpenAI
Outra dificuldade da ferramente é não entender completamente as relações de causa e efeito. Por exemplo, pode mostrar uma pessoa dando uma mordida em um biscoito, mas depois o biscoito não ter a marca da mordida.
fabrikasimf freepik
"O modelo também pode confundir detalhes espaciais de um 'prompt', por exemplo, misturando direita e esquerda, e pode ter dificuldades com descrições precisas de eventos que ocorrem ao longo do tempo, como seguir uma trajetória específica de câmera", esclareceu a empresa.
freepik montypeter
A OpenAI assegurou que a ferramenta será capaz de identificar comandos que possam violar suas políticas de uso, como pedidos por violência extrema, conteúdo sexual ou mesmo semelhança com figuras públicas, como celebridades.
Andrew Neel Unsplash
"Não temos como prever todos os usos benéficos que as pessoas terão com a nossa tecnologia, nem todas as maneiras com as quais as pessoas abusarão dele", comunicou a empresa.
freepik
"É por isso que acreditamos que o aprendizado a partir do uso no mundo real é um componente crítico para criação e lançamento de sistemas de inteligência artificial cada vez mais seguros ao longo do tempo", concluiu a OpenAI.
divulgação

Veja mais Top Stories