Infestação de escorpião letal liga alerta em cidade turística do RJ

Por Flipar

Esta espécie, conhecida como Tityus serrulatus, é considerada a mais perigosa do Brasil, pois seu veneno pode causar sintomas graves e até mesmo levar à morte.
Divulgação/ Instituto Vital Brazil
Segundo informações do jornal "O Globo", até agora, cerca de 200 escorpiões foram capturados e levados para o Laboratório de Artrópodes do Instituto para estudo e extração de veneno.
Divulgação/ Instituto Vital Brazil
Além disso, as chuvas estão fazendo com que os animais busquem abrigo em áreas onde as pessoas vivem.
wikimedia commons Alexandre S. Michelotto
O Instituto Vital Brazil ainda está identificando as áreas afetadas. Eles disseram que já aumentaram os esforços para capturar os escorpiões e estão orientando a população sobre como se prevenir.
divulgação
No começo de fevereiro, a equipe da prefeitura de Búzios participou de um treinamento com os profissionais do IVB em que foi estabelecido um método para enviar os escorpiões coletados e identificar as áreas onde eles estão aparecendo.
Vigilância Ambiental da Prefeitura de Búzios
Embora não tenham ocorrido acidentes durante essa infestação, o aumento no número de turistas, veículos e materiais que entram na cidade pode resultar em "boom" repentino nos casos.
wikimedia commons Newton paz peres
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o último grande pico de casos foi no ano de 2019, quando foram registrados 19 incidentes com escorpiões na região.
Rocha.amr/Wikimedia Commons
"O cenário da cidade de Búzios, a gente já viu se estabelecer em outros municípios do estado e no país inteiro. O Brasil é um dos países que apresenta o maior crescimento tanto da ocorrência de escorpiões quanto de acidentes por esses animais nas áreas urbanas", explicou ao "O Globo" o biólogo e coordenador do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, Claudio Maurício Vieira.
divulgação
O especialista orienta que, para evitar que os escorpiões se reproduzam, é importante que os moradores tomem certos cuidados, como nunca tentar tocar no animal com as mãos desprotegidas. "Se for possível aprisionar o animal em um pote de vidro ou de plástico, ela deve fazer isso e imediatamente comunicar aos órgãos públicos do município", conclui.
reprodução youtube
Comum nas regiões sudeste e centro-oeste, o veneno do escorpião-amarelo contém neurotoxinas que, na grande maioria dos casos, resulta em sintomas leves como dor, edema e vermelhidão.
reprodução youtube
Em casos mais graves, os sintomas variam para dor intensa, formigamento, salivação excessiva, vômitos, alterações na pressão sanguínea, entre outros. A picada pode levar à morte principalmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com saúde debilitada.
wikimedia commons Alexandre S. Michelotto
As fêmeas de Tityus serrulatus se reproduzem por partenogênese, ou seja, sem a necessidade de um macho. Isso significa que uma única fêmea pode gerar cerca de 40 filhotes ao longo de sua vida, aumentando rapidamente a população de escorpiões em uma região.
reprodução instituto vital brazil
Algumas dicas para se prevenir é sacudir roupas e sapatos antes de vesti-los e evitar andar descalço, especialmente à noite.
??????????? Unsplash
Outras medidas preventivas são: evitar o acúmulo de lixo; manter as lixeiras fechadas adequadamente; evitar folhagens densas junto a paredes; solicitar a limpeza de terrenos baldios vazios e manter jardins e quintais sempre limpos.
Divulgação/ Instituto Vital Brazil
Existe soro específico para o veneno do Tityus serrulatus. Por isso, é importante buscar atendimento médico o mais rápido possível em caso de acidentes.
Reprodução TV Record
Chamado oficialmente Armação dos Búzios, o município onde a infestação vem acontecendo fica situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 170 km da capital.
Divulgação Prefeitura de Búzios
A cidade é conhecida por suas belas praias, clima agradável e atmosfera charmosa, sendo um destino turístico popular, especialmente para famosos e turistas estrangeiros.
wikimedia commons Newton paz peres

Veja mais Top Stories