-

Terminal Intermodal Gentileza será inaugurado no Rio de Janeiro

Por Flipar

O terminal vai integrar diferentes modais de transporte: o BRT Transbrasil, 14 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 4 do VLT. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias. - Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
O terminal vai integrar diferentes modais de transporte: o BRT Transbrasil, 14 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 4 do VLT. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Para isso, ocorrerão várias alterações como o remanejamento de algumas linhas de ônibus, o fim de alguns pontos e o funcionamento de um serviço de transporte entre o Terminal Intermodal Gentileza (TIG) e o Galeão. - Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Para isso, ocorrerão várias alterações como o remanejamento de algumas linhas de ônibus, o fim de alguns pontos e o funcionamento de um serviço de transporte entre o Terminal Intermodal Gentileza (TIG) e o Galeão.
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Assim, na fase inicial das mudanças, o VLT vai atuar com a linha 1, já existente, mas que agora deixa de ir até a Praia Formosa e passa a fazer o traçado Santos Dumont x TIG. A linha 4, que fará o traçado Praça XV x Terminal Gentileza) tem o trajeto parecido com a já existente Linha 2. - Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Assim, na fase inicial das mudanças, o VLT vai atuar com a linha 1, já existente, mas que agora deixa de ir até a Praia Formosa e passa a fazer o traçado Santos Dumont x TIG. A linha 4, que fará o traçado Praça XV x Terminal Gentileza) tem o trajeto parecido com a já existente Linha 2.
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
"O BRT Transbrasil foi aguardado por muitos anos na cidade e começa a funcionar neste sábado junto com o Terminal Intermodal que integrará o BRT, o VLT e as linhas de ônibus municipais. É um ganho de mobilidade para o Rio ter este grande terminal de integração para a cidade. A gente começa essa operação que vai ocorrer em várias fases, a ideia é justamente essa, até para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com a grande mudança na cidade", disse a secretária Maína Celidonio. - Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
"O BRT Transbrasil foi aguardado por muitos anos na cidade e começa a funcionar neste sábado junto com o Terminal Intermodal que integrará o BRT, o VLT e as linhas de ônibus municipais. É um ganho de mobilidade para o Rio ter este grande terminal de integração para a cidade. A gente começa essa operação que vai ocorrer em várias fases, a ideia é justamente essa, até para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com a grande mudança na cidade", disse a secretária Maína Celidonio.
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, entrará em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos.  - Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, entrará em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos.
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Na outra ponta da Transbrasil, o corredor se conecta à Transolímpica por meio do Terminal Deodoro e ao Transcarioca a partir de dois pontos, na Penha e no Fundão, possibilitando a circulação facilitada dos passageiros entre os bairros da Zona Oeste, Zona Norte, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Centro do Rio. - Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Na outra ponta da Transbrasil, o corredor se conecta à Transolímpica por meio do Terminal Deodoro e ao Transcarioca a partir de dois pontos, na Penha e no Fundão, possibilitando a circulação facilitada dos passageiros entre os bairros da Zona Oeste, Zona Norte, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Centro do Rio.
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
"O VLT complementa aqui a sua vocação. Ele nasceu como instrumento de integração de todos os demais modais da cidade, navios, ônibus, aviões, metrô e o BRT, que agora traz o cumprimento dessa nossa vocação. Após a integração com a região portuária, revitalizada na época das Olimpíadas, agora temos a possibilidade de o nosso usuário da região da Avenida Brasil chegar ao Centro do Rio, onde estão majoritariamente os empregos da cidade", disse José Carlos Alves. - Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
"O VLT complementa aqui a sua vocação. Ele nasceu como instrumento de integração de todos os demais modais da cidade, navios, ônibus, aviões, metrô e o BRT, que agora traz o cumprimento dessa nossa vocação. Após a integração com a região portuária, revitalizada na época das Olimpíadas, agora temos a possibilidade de o nosso usuário da região da Avenida Brasil chegar ao Centro do Rio, onde estão majoritariamente os empregos da cidade", disse José Carlos Alves.
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza nasceu em Cafelândia, em 11 de abril de 1917. Foi um pregador urbano brasileiro, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, e se tornou uma espécie de personalidade daquela cidade. Andava pela Zona Central com uma túnica branca e longa barba. - Domínio Público /Wikimédia Commons
José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza nasceu em Cafelândia, em 11 de abril de 1917. Foi um pregador urbano brasileiro, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, e se tornou uma espécie de personalidade daquela cidade. Andava pela Zona Central com uma túnica branca e longa barba.
Domínio Público /Wikimédia Commons
Na infância, lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. Aprendeu a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento". - Reprodução de Facebook
Na infância, lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. Aprendeu a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".
Reprodução de Facebook
Desde sua infância José Datrino passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Suas pais chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espirituais.
Reprodução de Facebook
Em 17 de dezembro de 1961, ocorreu a Tragédia do Gran Circus Norte-Americano, em Niterói, considerada uma das maiores fatalidades em todo o mundo circense. Neste incêndio, morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.
Reprodução Globoplay
O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio onde hoje encontra-se a Policlínica Militar de Niterói. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza.
Reprodução Globoplay
José Datrino, então, incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou "Profeta Gentileza".
Reprodução Globoplay
Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970, era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito.
Reprodução Globoplay
Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar". O Profeta Gentileza, também oferecia, em gesto de gentileza, flores e rosas para as pessoas que cruzavam seu caminho nas ruas do Rio de Janeiro.
Reprodução Globoplay
Antes de tornar-se ?Profeta Gentileza?, Datrino possuía uma empresa de transporte de cargas e residia, com sua família, no bairro de Guadalupe. O Profeta Gentileza também morou na cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, onde fazia pregações de frente ao prédio onde está instalado o INSS, isso ocorreu por volta dos anos 1977 e 1978.
Famacruz /Wikimédia Commons
A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro, que vai do Cemitério do Caju até o Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. Ele encheu as pilastras com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.
Reprodução Globoplay
A partir de 2000, os murais foram tombados pelos órgãos de proteção da prefeitura do Rio de Janeiro, entretanto em 2016 sofreram atos de vandalismo
Reprodução Globoplay
Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra.
Flickr Cesar Senatore
Em 28 de maio de 1996, aos 79 anos, Gentileza faleceu em Mirandópolis, cidade de seus familiares, onde foi sepultado.
Reprodução Globoplay
Ele criou uma tipologia nova e uma escrita própria, em que algumas letras apareciam triplicadas. Traduzia suas profecias através de alguns signos e pelo acréscimo de letras nas palavras. Amorrr, por exemplo: ele sempre dizia: "amor material se escreve com um R, amor universal se escreve com três: um R do pai, um R do filho, um R do espírito santo: Amorrr.
Arquivo Nacional
Nos anos de 1970 e 1980, Gentileza viajou por mais de 40 cidades levando seu lema. Quando chegava a um novo município, ia à rádio local e anunciava sua missão. Após um incidente em Aquidauana, em que foi preso, passou a pedir cartas de referências nas delegacias de cada localidade.
Flickr Claudia Ferreira
Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente, a cidade do Rio de Janeiro ajudou a organizar o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras.
Reprodução Globoplay
No final do ano 2000, foi publicado pela EdUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense) o livro Brasil: Tempo de Gentileza, de autoria do professor Leonardo Guelman. A obra introduz o leitor no "universo" do profeta Gentileza através de sua trajetória, da estilização de seus objetos, de sua caligrafia singular e de todos os 56 painéis criados por ele.
Reprodução Globoplay
Nas artes, Gentileza foi homenageado na música pelo compositor Gonzaguinha, nos anos 1980. Também recebeu a homenagem da cantora Marisa Monte, nos anos 1990. As duas canções levam o nome Gentileza.
Reprodução Youtube
A canção "Gentileza" da cantora Marisa Monte fez sucesso. A letra é repleta de mensagens positivas que transmitem a ideia de gentileza, amor e cuidado com o próximo. Ela foi lançada no álbum "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor" em 2000 e desde então é muito apreciada pelos fãs da artista.
Reprodução Youtube
A letra é um protesto ao estilo de vida frio das grandes cidades, em que muitas vezes a gentileza fica em segundo plano. O clipe e a letra fazem referência direta ao Profeta Gentileza e os ideais que pregou ao longo da vida.
Reprodução Youtube
Em 2001, o Profeta Gentileza foi enredo do Acadêmicos do Grande Rio, no carnaval do Rio de Janeiro. A autoria é do saudoso Joãozinho Trinta, que surpreendeu o mundo do samba com o voo do astronauta em plena Sapucaí.
Divulgação LIESA
Eric Scott era dublê de uma empresa de efeitos especiais de Dallas, no Texas, e virou a celebridade do desfile. Ele fez quatro voos na avenida, numa máquina de propulsão a jato chamada "rocket belt", criada pela Nasa, agência espacial americana.
Divulgação LIESA

Veja mais Top Stories