Crise pode deixar capital do México sem água nos próximos meses

Por Flipar

As mudanças climáticas também vêm piorando a situação, com menos chuva e mais calor. Por causa disso, o sistema de água da cidade está sob pressão, e as autoridades tiveram que impor limites no uso da água dos reservatórios.
flickr Gobierno CDMX
A Cidade do México, com sua população densa, está localizada em um antigo lago a cerca de 2.200 metros acima do nível do mar.
pexels Davis Arenas
Ela foi construída em solo argiloso que está afundando e é muito vulnerável a terremotos e mudanças climáticas. Hoje em dia, seria improvável que uma grande cidade fosse construída em um local assim.
freepik
Os astecas decidiram construir a cidade de Tenochtitlan neste local em 1325, quando a área era formada por vários lagos. Eles construíram a cidade em uma ilha e, depois de expandi-la, criaram uma rede de canais e pontes para lidar com a água.
wikimedia commons Ljuba brank
Porém, a chegada dos espanhóis no início do século 16 causou muitos danos à cidade. Eles drenaram o lago, preencheram os canais e cortaram as florestas.
wikimedia commons Diego Rivera
Essas ações resultaram em muitos dos problemas enfrentados pela Cidade do México hoje em dia. As áreas úmidas e os rios foram substituídos por concreto e asfalto. Durante a estação chuvosa, a cidade alaga, enquanto que em períodos secos, ela resseca demais.
pexels Oscar Dominguez
Por volta de 60% da água usada na Cidade do México vem de um reservatório subterrâneo, mas ele está sendo esgotado tão rapidamente que a cidade está afundando a uma taxa alarmante (aproximadamente 50 cm por ano).
wikimedia commons Juan Carlos Fonseca Mata
Com o auxílio de bombas, o restante da água é levado para a cidade a partir de fontes muito distantes, localizadas em áreas montanhosas. Esse processo não é muito eficiente e resulta na perda de cerca de 40% da água devido a vazamentos.
pexels Santiago López
Sozinho, o sistema de água de Cutzamala é responsável por fornecer cerca de 25% da água usada na região do Vale do México, incluindo a Cidade do México. No entanto, devido à seca intensa, o sistema está atualmente em seu nível mais baixo, com apenas cerca de 39% de sua capacidade.
domínio público / nasa
Segundo um relatório de fevereiro, aproximadamente 60% do México está enfrentando algum nível de seca, de moderada a excepcional. Quase 90% da Cidade do México está passando por uma seca severa, e a situação deve se agravar ainda mais daqui a alguns meses.
pexels Nithin PA
?As alterações climáticas tornaram as secas cada vez mais severas devido à falta de água. As altas temperaturas fizeram com que a água disponível no sistema Cutzamala evaporasse?, disse Sarmiento da UNAM.
Lina por Pixabay
No verão de 2023, o México foi atingido por ondas de calor intensas que causaram a morte de pelo menos 200 pessoas. Cientistas afirmam que essas ondas de calor teriam sido quase impossíveis sem as mudanças climáticas.
Freepik/lifeforstock
A Cidade do México, conhecida localmente como Ciudad de México ou simplesmente "CDMX", é a capital do México e uma das maiores cidades do mundo.
pexels Ricky Esquivel
O Palácio de Bellas Artes, um belo edifício Art Déco que abriga concertos, óperas e apresentações de dança;
Carolina López/Wikimedia Commons
E as ruínas de Teotihuacan, uma antiga cidade asteca localizada a cerca de 50 km da Cidade do México.
SElefant wikimedia commons

Veja mais Top Stories