Fernanda Gentil tem paralisia rara no rosto e faz alerta nas redes

Por Flipar

Alguns dias depois, percebeu novamente esse sintoma e, ao se examinar no espelho, notou que o lado esquerdo do seu rosto não estava respondendo como o direito.
reprodução youtube
"Os movimentos que o meu lado direito fazia, o esquerdo não acompanhava. Aí eu pensei: 'Tem alguma coisa acontecendo'", contou a apresentadora.
reprodução
Inicialmente, Gentil pensou que poderia ser um AVC (derrame), mas, depois de consultar médicos e fazer exames, descobriu que o que tinha era paralisia de Bell.
reprodução
A jornalista também destacou a importância de estar atento aos sinais do corpo e procurar ajuda quando algo não parecer certo: "Fingir que não está vendo não vai eliminar o problema, muito pelo contrário, só vai aumentar esse problema".
reprodução youtube
"Se você tem alguma coisa que você acha que não está legal ou que não está funcionando como deveria ou que uma dor está a mais do que deveria, vai procurar uma ajuda, uma orientação médica, uma consulta para você investigar", reforçou.
reprodução youtube
A paralisia de Bell ocorre quando o nervo facial, que controla os músculos faciais, fica inflamado ou comprimido.
reprodução instagram
Os sintomas podem incluir: fraqueza ou paralisia de um lado do rosto, dificuldade de fechar um dos olhos, dificuldade em sorrir ou franzir a testa, baba, fala com dificuldade, alteração no paladar e olho seco.
reprodução instagram
A causa da paralisia de Bell é desconhecida. Acredita-se que possa ser causada por uma infecção viral, como o vírus do herpes ou o vírus da gripe. Outros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver paralisia de Bell incluem diabetes, hipertensão e gravidez.
Shiny Diamond pexels
Quando ocorre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a boca geralmente fica torta, mas sem afetar os olhos. Além disso, há outros sinais, como fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna, e confusão mental.
pexels Shiny Diamond
Ou seja, a paralisia de Bell não tem relação com problemas no cérebro, diferentemente da paralisia facial decorrente de um AVC.
freepik kjpargeter
Quando a paralisia de Bell é leve, a maioria das pessoas se recupera totalmente ao longo de vários meses, mesmo sem tratamento. Muitas vezes, os sintomas desaparecem por conta própria, à medida que o nervo inchado melhora. Fisioterapia também costuma ajudar.
freepik benzoix
Não há nenhuma maneira segura de prevenir a paralisia de Bell. No entanto, é importante controlar os fatores de risco, como diabetes e hipertensão.
divulgação tv globo
O caso também difere da síndrome de Ramsay Hunt, que atingiu o cantor Justin Bieber em junho de 2022.
reprodução redes sociais
Hoje com 37 anos, Fernanda Gentil nasceu no Rio de Janeiro em 23 de novembro de 1986 e é formada em Jornalismo pela PUC-RJ. Ela começou sua carreira na televisão em 2009, no canal Sportv, onde trabalhou como repórter e apresentadora.
divulgação
No início de 2019, Fernanda Gentil resolveu migrar para o entretenimento e passou a apresentar o programa "Se Joga", da TV Globo, que ficou no ar até 2021. Nesse meio tempo, ela participou como repórter no "É de Casa", em 2020.
reprodução tv globo
Em 2021, a apresentadora comandou o "Zig Zag Arena", nas tardes de domingo da Globo. O programa acabou sendo um fracasso de audiência e não durou nem um ano inteiro.
reprodução tv globo
O último trabalho de Gentil na TV Globo foi como repórter no "Mais Você", em 2022. Em março de 2023, ela anunciou que havia rompido seu contrato com a emissora, mesmo tendo contrato até 2024.
reprodução tv globo
Na vida pessoal, Gentil é casada com a empresária Priscila Montandon desde 2018. A apresentadora tem dois filhos: Lucas, adotado após a morte da mãe biológica dele, e Gabriel, do seu casamento anterior com o empresário Matheus Braga.
reprodução
Depois que saiu da Globo, Gentil fez um canal no YouTube (até o momento, conta com 74,6 mil inscritos), no qual publica vídeos sobre os mais diversos assuntos, incluindo games e sua rotina de vida.
reprodução youtube

Veja mais Top Stories