Roberto Carlos faz aniversário: 83 anos do ‘Rei’

Por Flipar

Baby do Brasil - Nascida em 18/7/1952,em Niterói (RJ), Bernadete adotou o nome de Baby Consuelo em boa parte da carreira, trocando para Baby do Brasil em 1994. Integrante dos Novos Baianos nos anos 1970, fez sucesso com Pepeu Gomes. Ela foi para Salvador aos 17 anos em busca do movimento de rock que avançava por lá. Extrovertida, estava grávida no show do Rock in Rio em 1985. Até hoje, faz shows pelo Brasil
Salvador Cordaro divulgação
Maria Bethânia - Nascida em 18/6/1946 em Santa Amaro, a cantora baiana ainda faz shows e, neste 2024, tem esgotado ingressos por toda parte no espetáculo ao lado do irmão Caetano Veloso. A Abelha Rainha da MPB, apelido inspirado numa das músicas que a consagraram, é dona da segunda melhor voz feminina do Brasil (perde para Elis Regina), segundo a revista Rolling Stone.
JORGE BISPO / DIVULGAÇÃO
Caetano Veloso - Nascido em 7/8/1942, o baiano ainda faz shows e integra-se com novos talentos. Começou a carreira em 1965. Exilou-se em Londres durante a ditadura e compôs canção antológica sobre o episódio. Considerado um dos maiores compositores do mundo, ao lado de Bob Dylan, Bob Marley e John Lennon. Letrista inovador, cria palavras e mescla significados. Tem se apresentado, sempre com ingressos se esgotando rapidamente, ao lado da irmã Maria Bethania.
Divulgação
Alceu Valença - Nascido em 1/7/1946, em Pernambuco, o cantor ainda faz shows. E seu nome está confirmado para a programação das festas de São João de 2024, no Recife. Sua carreira começou em 1972 e Alceu consagrou-se com uma arte musical que mistura MPB e forró com elementos folclóricos regionais. Ele também toca viola e violão.
Instagram
Elba Ramalho - Nascida em 17/8/1951 na Paraíba, Elba tem uma voz tão marcante e ume estilo tão poderoso que já foi apelidada de Madonna do Agreste, Tina Turner do Sertão e Rita Lee da Caatinga. Sua carreira começou em 1968 e ela ainda faz espetáculos, inclusive ao lado de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, companheiros de estilo musical e amigos de longa data. Eles chamam o espetáculo do trio de "O Grande Encontro".
Vinícius Prado - Flickr
Geraldo Azevedo - Nascido em 11/1/1945 em Petrolina, Pernambuco, Geraldo canta, compõe e toca violão. Sua carreira começou em 1963 e ele tem diversos sucessos em sua própria voz e na de vários artistas. Misturando MPB, forró e frevo, o compositor tem pérolas no repertório e ultimamente, além de se apresentar sozinho, também tem feito shows ao lado de Elba Ramalho e Zé Ramalho.
Instagram
Ivan Lins - Nascido em 16/6/1945 no Rio de Janeiro, Ivan alcançou êxito no Brasil e no exterior. Cantor, compositor e pianista, tem uma lista grande de sucessos nas vozes de diversas pessoas, além dele próprio. Ivan é um dos artistas mais gravados no exterior. Ella Fitzgerald, lenda do jazz, por exemplo, gravou canções de Ivan Lins. O cantor ainda faz shows misturando músicasde mais de 50 anos de carreira.
Instagram
Jorge Ben Jor - Nascido em 22/3/1939, o cantor que começou a carreira em 1963 como Jorge Ben , mudou o nome artístico em 1989 para Jorge Benjor e logo em seguida separou o sobrenome para Ben Jor. Tem sucessos no Brasil e no exterior, inclusive versões em inglês (como "Mais Que Nada", gravada pelo Black Eyed Peas). Na ativa, ele faz shows sozinho e participa de eventos que reúnem diversos artistas, como o festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro.
Instagram
Leci Brandão - Nascida em 12/9/1944, a cantora e compositora carioca toca pandeiro, tantan e surdo. É uma das mais importantes intérpretes do Brasil. Começou a carreira em 1970 e tem ligação com a escola de samba Mangueira e com o bloco carnavalesco Cacique de Ramos.Também é envolvida em política e se elegeu deputada estadual em São Paulo, pelo PC do B. Quando não está com problema de saúde, ainda se apresenta no palco. Seu atual show se chama "Eu sou o samba".
Roberto Filho/Divulgação
Jorge Aragão - Nascido em 1/3/1949, o cantor e compositor carioca andou doente, afastado dos palcos, mas se recuperou e retomou a estrada. Inclusive, foi uma das atrações do réveillon da Praia de Copacabana, na virada de 2023 para 2024. Suas músicas foram gravadas por diversos artistas: sambas, pagodes, MPB. Começou a carreira em 1978, integrou o grupo Fundo de Quintal e tem pérolas que duram décadas na memória popular, como "Coisinha do Pai" e "Vou Festejar".
Felipe Giubilei - Flickr
Gilberto Gil - Nascido em 26/6/1942 em Salvador, Gil é um dos maiores cantores da MPB, com um ecletismo que o fez, inclusive, lançar músicas com temática de internet quando a web começava a avançar no Brasil. Começou a carreira em 1959 e é um dos baianos que impactaram o rumo musical do Brasil (com Caetano, Gal e Bethânia). Faz MPB, funk, afro, discoteca e reggae. Vencedor de Grammy Latino, também escreve suas músicas tão bem que foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Divulgação
Marcos Valle - Nascido em 14/9/1943, é considerado um dos integrantes da segunda geração da bossa nova. Começou a carreira em 1961. Toca piano desde 6 anos de idade. Formou-se em teoria musical em 1956. É um estudioso da música e também desenvolve os gêneros pop, rock, psicodélico, soul, jazz e funk. Também toca violão e órgão. Tem feito o show "Marcos Valle 80 anos "
Instagram
Martinho da Vila - Nascido em 12/2/1938 em Duas Barras (RJ), Martinho passou a morar na cidade do Rio aos 4 anos de idade e carrega no nome artístico sua forte ligação com o bairro de Vila Isabel, onde também é presidente de honra da escola de samba Unidos de Vila Isabel. Compôs vários sambas para a agremiação e participa dos desfiles. Um dos maiores sambistas do Brasil, faz shows inclusive, ao lado da filha Mart'Nália, que também alcançou sucesso como cantora.
Instagram
Alcione -Nascida em 21/11/1947, no Maranhão, a cantora tem passado por problemas de saúde, mas, ainda assim, continua cantando e se apresentando. No carnaval de 2024, foi enredo da Mangueira, sua escola de samba de coração, e desfilou sentada num carro alegórico. Alcione tem uma das vozes mais potentes da música mundial e é muio premiada, inclusive nos Estados Unidos.
Instagram
João Bosco - Nascido em 13/7/1946, o cantor e compositor mineiro é exímio violonista e costuma tocar nos seus shows, em que também tem um quarteto que o acompanha. Sua carreira começou em 1972 e Bosco tem uma lista enorme de sucessos, inclusive antológicos, como "O Bêbado e o Equilibrista" e "O Mestre-Sala dos Mares". Ainda faz shows e tem se apresentado na celebração de cinco décadas de carreira.
Marcos Hermes/Divulgação
Paulinho da Viola - Nascido em 12/11/1942, é um dos nomes mais expressivos da música brasileira, com sambas e choros que se tornaram preciosidades na cultura nacional. Fortemente ligado à Portela, é membro da ala de compositores e da Velha Guarda da escola de samba, a maior vencedora da história do carnaval carioca. Paulinho também toca cavaquinho. E tem feito shows regularmente.
Instagram
Hermeto Pascoal - Nascido em 22/6/1936 em Alagoas, Hermeto é compositor, arranjador e multi-instrumentista. Com ouvido apurado para a musicalidade, é um genial artista que toca acordeão, flauta, piano, saxofone e violão. Hermeto está confirmado na 11ª edição do Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa, conhecido como Santa Jazz, no Espírito Santo, marcado para junho de 2024.
Instagram
Fagner - Nascido em 13/10/1949 no Ceará, Raimundo Fagner começou a carreira em 1968 e, além de cantar, também toca violão. Faz MPB, pop rock e folk, e aparece em listas dos maiores cantores da América Latina, tendo ligação também com artistas de outros países do continente, como a argentina Mercedes Sosa. Fagner continua cantando e fazendo shows. E lançou álbum novo ("Além Desse Futuro").
Instagram

Veja mais Top Stories