Dia Nacional do Choro celebra vida e obra de Pixinguinha

Por Flipar

Com o tempo, o choro se tornou uma das formas mais genuínas da música brasileira, incluindo elementos de improvisação e ritmos animados.
reprodução g1
Em todo o Brasil, diversas cidades organizam eventos para celebrar o Dia Nacional do Choro, com apresentações musicais, rodas de choro, workshops, palestras e outras atividades.
reprodução g1
Em maio de 2012, a Prefeitura do Rio de Janeiro declarou o choro como Patrimônio Cultural da cidade, por meio do decreto 35.550.
wikimedia commons Rodrigo S. Maior
O documento destacou a importância desse estilo musical como uma das primeiras expressões musicais cariocas e o legado dos artistas que contribuíram para sua história.
flickr Governo do Estado de São Paulo
Inclusive, no Rio acontece uma das comemorações mais famosas em homenagem ao Dia Nacional do Choro: um trem especial que leva os passageiros para um passeio musical pela história do choro, com apresentações ao vivo.
divulgação
A data festeja não só um dos estilos musicais mais antigos do Brasil, como homenageia o nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha.
domínio público
Pixinguinha foi um dos maiores expoentes do choro, gênero musical genuinamente brasileiro que combina raízes europeias e africanas.
wikimedia commons
Antigamente, muitos acreditavam que ele havia nascido em 23 de abril, porém, em novembro de 2016, descobriu-se que a verdadeira data de nascimento do compositor é 4 de maio de 1897.
Domínio público / Acervo Arquivo Nacional
Mesmo assim, a data de comemoração do estilo musical criado por ele permaneceu a mesma. Saiba mais sobre este que é um dos maiores artistas da história do Brasil!
flickr Governo do Estado de São Paulo
Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, é considerado um dos maiores compositores, arranjadores, maestros, professores, flautistas e saxofonistas da história do país.
reprodução
Pixinguinha dominava vários instrumentos, como flauta, saxofone, cavaquinho, violão e piano. Ele compôs mais de 500 músicas, principalmente choros, mas também sambas, valsas, fox-trotes e outros gêneros.
reprodução instagram
Entre suas obras mais famosas estão "Carinhoso", "Lamentos", "Glória", "Um a Zero" e "Rosa".
reprodução
Pixinguinha também foi inovador. Ele foi um dos pioneiros na modernização do choro, incorporando elementos do jazz e da música clássica ao gênero.
reprodução
Sua obra influenciou diversos artistas brasileiros, como Noel Rosa, Dorival Caymmi, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Reprodução/ TV Liberal
Em 1919, Pixinguinha fundou o grupo Oito Batutas, que se tornou uma das mais importantes formações do choro. Até hoje sua obra continua a ser apreciada por fãs da música brasileira em todo o mundo.
Acervo Dedoc-Nova Cultural wikimedia commons

Veja mais Top Stories