Foguete da SpaceX exibe espiral luminosa com chifres

Por Flipar

Uma espécie de redemoinho brilhante foi gerado no céu, sendo visto da Polônia, Lituânia e República Tcheca na noite de 2/5, às 21h (17h de Brasília). A informação foi logo divulgada pelo site especializado Spaceweather
Reprodução YouTube Andrzej B?o?ski
O show de luzes é provocado pelo despejo de combustível no espaço por foguete Falcon 9 pouco antes de cair na Terra. O produto congela na forma de minúsculos cristais que refletem a luz do Sol, causando um efeito impressionante. Na imagem à direita a luminosidade já está perto de atingir o solo.
Reprodução YouTube Andrzej B?o?ski
No começo de maio, a Space X exibiu uma amostra dos seus novos trajes espaciais para caminhadas fora da nave (ou EVAs, como são conhecidos em inglês).
divulgação spacex
A ideia é que os trajes sejam usados pela primeira vez pelos membros da missão "Polaris Dawn".
divulgação SpaceX
Esses serão os primeiros turistas espaciais a fazer uma caminhada espacial de forma totalmente privada.
divulgação spacex
Na exibição dos trajes, foi possível ver que eles contam com um visor futurista, além de algumas partes que são feitas por impressão 3D.
divulgação spacex
Além disso, os capacetes têm uma câmera e um display, que ajudarão os tripulantes a monitorar a pressão, temperatura e umidade da roupa.
divulgação spacex
Os novos trajes têm melhorias no material e nas articulações em relação aos usados por astronautas em lançamentos e pousos.
divulgação spacex
Uma animação publicada pela empresa mostra que os novos trajes têm mais espaço nos ombros e zíperes em espiral, com a intenção de facilitar a colocação e a retirada da roupa.
divulgação spacex
Mesmo com o anúncio, ainda vai levar um tempo para que os trajes comecem a ser usados oficialmente pelos membros da missão "Polaris Dawn".
divulgação SpaceX
A missão, que foi adiada, está prevista para ser lançada entre junho e setembro, ou seja, durante o verão do hemisfério norte.
divulgação spacex
O bilionário Jared Isaacman (foto) deve ser um dos nomes a bordo da missão, além do ex-tenente Scott "Kidd" Poteet e das engenheiras de operações Sarah Gillis e Anna Menon.
wikimedia commons Trevor Cokley
Segundo a SpaceX, o dinheiro arrecadado será doado para o hospital St. Jude, que faz pesquisas sobre câncer infantil.
divulgação spacex
No dia 7/5, foi divulgado que a Agência Espacial Americana (NASA) pediria à SpaceX para adaptar seus satélites de internet Starlink para que eles sejam usados em Marte.
divulgação NASA
Agora, tanto a SpaceX quanto outras empresas devem produzir relatórios sobre os serviços que podem ser necessários para futuras missões em Marte.
Divulgação SpaceX
Já faz alguns anos que a SpaceX pensa em enviar satélites Starlink para a órbita de Marte. Em entrevista à revista TIME em 2020, Gwynne Shotwell, presidente da empresa, declarou que a conectividade é crucial para estabelecer um acampamento humano real em Marte.
divulgação SpaceX
"Quando levarmos as pessoas a Marte, elas vão precisar da capacidade de comunicação. Você precisa conectar os dois planetas também ? portanto, precisamos ter certeza de que temos uma telecomunicação robusta entre Marte e a Terra", disse ela.
wikimedia commons/NASA/Bill Ingalls
A Starship nunca havia alcançado essa distância antes, e o foguete que a impulsiona, o Super Heavy, nunca havia completado seu trajeto nos dois testes anteriores, que aconteceram 2023.
Divulgação
No primeiro teste, a SpaceX decidiu explodir o propulsor e a nave pouco depois do lançamento por motivos técnicos. Na segunda tentativa, o foguete explodiu após se separar da Starship.
Reprodução de vídeo

Veja mais Top Stories