Inauguração da maior tirolesa do Brasil é adiada para julho

Por Flipar

O projeto da tirolesa foi elaborado para impulsionar o turismo capixaba numa região de natureza exuberante. Quem fizer o passeio pelos ares na tirolesa vai ver a área urbana e também um espetacular conjunto de formações rochosas que são um marco no noroeste do estado, a quase 200 km da capital Vitória.
Divulgação
As tirolesas são estruturas que misturam entretenimento e aventura, atraindo entusiastas pelo mundo. Elas podem estar em reservas naturais, parques de diversões, eventos (como o Rock in Rio) ou até em navios de cruzeiro.
Divulgação Parque Ecológico Rio Formoso
A tirolesa é uma atividade que surgiu na região de Tirol, na Áustria, e inicialmente era utilizada com forma de transporte de animais, pessoas e mantimentos, através de cabos instalados entre rios e montanhas.
Imagem de Daniel Mena por Pixabay
A técnica faz com que os praticantes tenham a sensação de estar voando. E é isso que mais atrai os adeptos da diversão, além do visual da paisagem - geralmente belíssima - que se tem do alto.
Divulgação portal Parque Ecológico Rio Formoso
Tirolesa Voadora - Fica no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, na cidade de Socorro (SP). É a primeira nesse estilo no Brasil. A pessoa vai deitada de bruços, como se estivesse voando. Tem 1 km de extensão e 140m de altura. Atinge 60 km/h.
Divulgação
A tirolesa do Raft tem 1.200m e opção de passeio para uma pessoa ou esquema canguru para adulto com criança. Velocidade de 70 km/h. Site oficial não informa a altura.
Divulgação portal Tirolesa Raft Adventure Park
Tirolesa do Parque Ecológico Rio Formoso - Também fica em Bonito (MS). A tirolesa do parque ecológico tem 520m de extensão e 40m de altura. Passa por plataformas suspensas com 23 obstáculos.
Divulgação portal Parque Ecológico Rio Formoso
No Rio de Janeiro, um projeto prevê a implantação de uma tirolesa no Pão de Açúcar. Mas moradores e ambientalistas entraram com uma ação para impedir a obra. E o caso tem passado por esferas na Justiça. No fim de fevereiro, o Tribunal Regional Federal derrubou a liminar que impedia o projeto. Mas, ainda assim, não houve avanço por causa de pendências no licenciamento.
Fabianni Luiz Ribeiro wikimedia commons

Veja mais Top Stories