Quadro do rei Charles causa polêmica na web: ‘nunca vi mais feio’
Por Flipar
Outra internauta brincou dizendo que o próprio rei parece se assustar quando a a pintura é revelada.
montagem / reprodução
Jonathan Yeo, um dos artistas mais famosos do Reino Unido, foi o responsável pela obra. Ele contou que começou a trabalhar na pintura quando Charles ainda era príncipe.
reprodução bbc
Além de já ter retratado outros membros da realeza, Yeo também já produziu diversos retratos de celebridades de Hollywood. Conheça mais sobre ele!
reprodução
Nascido em Londres, em 1970, Jonathan Yeo ascendeu rapidamente ao estrelato como um dos retratistas contemporâneos mais renomados do mundo.
reprodução bbc
O artista começou sua carreira retratando amigos e familiares, mas logo passou a pintar retratos encomendados de figuras públicas, incluindo celebridades e líderes políticos.
reprodução bbc
A lista de personalidades que Yeo já retratou é extensa e inclui nomes como Kevin Spacey, Dennis Hopper, Cara Delevingne, Príncipe Philip, a Rainha Camilla, o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e a ativista Malala Yousufzai (foto)
divulgação/Jonathan Yeo
As pinturas do artista britânico são tão valorizadas que uma encomenda pode chegar a custar US$ 500 mil cada (cerca de R$ 2,56 milhões).
divulgação/Jonathan Yeo
Suas obras já foram expostas em coleções de importantes museus e galerias de arte ao redor do mundo, como Dinamarca, Alemanha e Estados Unidos.
reprodução/The Royal Family Channel
Além de pinturas a óleo, Yeo também trabalha com colagem e escultura, explorando constantemente novas maneiras de expressão artística.
divulgação/Jonathan Yeo
O retrato do rei Charles III não foi o primeiro que dividiu opiniões no trabalho de Yeo. Em 2007, depois de uma encomenda fracassada para pintar o ex-presidente dos EUA, George W. Bush, o pintor resolveu criar uma "homenagem irônica".
domínio público wikimedia commons
A obra satírica foi feita utilizando recortes de revistas pornográficas para criar um retrato do presidente, em uma crítica à ?suposta superioridade moral da extrema direita na política americana?.
divulgação/Jonathan Yeo
Em uma entrevista para o jornal The New York Times, Jonathan Yeo comentou que vê um aspecto de "futurologia" em suas obras.
reprodução bbc
Enquanto algumas celebridades que ele pintou se tornaram mais famosas, outras caíram no esquecimento. Um caso é do ator Kevin Spacey, que foi absolvido de acusações de má conduta sexual, mas perdeu sua popularidade.
wikimedia commons Maryland GovPics
Um retrato do ator feito por Yeo foi devolvido pela National Portrait Gallery, de Washington, mesmo na época do auge da série "House of Cards" (2013-2018), na qual Spacey era protagonista.
montagem/divulgação
Ao pintar a modelo e atriz Cara Delevingne, o artista fez graça ao aumentar as sobrancelhas, o nariz e ainda colocar um bigode no retrato.
montagem / wikimedia commons / divulgação
A pintura de Charles foi um pedido da "Worshipful Company of Drapers", uma guilda antiga de comerciantes de lã e tecidos que agora é uma instituição de caridade.
reprodução/The Royal Family Channel
A obra será exibida no Drapers' Hall, a sede da guilda no distrito financeiro de Londres, onde já existe uma galeria com retratos de outros monarcas, desde o Rei George III até a Rainha Vitória.