Eugene Sandow: saiba quem foi o ‘pai do fisiculturismo moderno’
Por Flipar
Em 1891, ele organizou a primeira competição de fisiculturismo em Londres, e a sua imagem tornou-se sinônimo de força e estética corporal.
domínio público
Durante a primeira metade do século 20, o fisiculturismo começou a se profissionalizar nos Estados Unidos. A International Federation of Bodybuilding & Fitness (IFBB) foi fundada em 1946, criando uma plataforma internacional para competições.
wikimedia commons/www.localfitness.com.au
Competições de fisiculturismo começaram a se organizar, como o Mister Universo da Associação Nacional de Fisiculturistas Amadores (NABBA), em 1948.
wikimedia commons Mikhail Volinkin1
Considerada a "era dourada" do fisiculturismo, a década de 1970 viu o surgimento de figuras icônicas como Arnold Schwarzenegger, Franco Columbu e Lou Ferrigno.
reprodução/instagram
Criado em 1965, o "Mr. Olympia" tornou-se o evento de maior prestígio no fisiculturismo profissional. Com o passar dos anos, o fisiculturismo continuou a evoluir, com competições tornando-se mais sofisticadas e profissionais.
flickr/Eddie Maloney
Com o passar dos anos, o fisiculturismo se diversificou, com a inclusão de novas categorias como a "Men?s Physique" e a "Women?s Bikini", que oferecem opções para atletas com diferentes tipos de corpo.
flickr/Eddie Maloney
Em fevereiro de 2024, o brasileiro Ramon Dino foi vice-campeão mundial no "Arnold Classic Ohio", segundo evento mais prestigiado do mundo do ramo, ficando atrás apenas do Mr. Olympia.
reprodução instagram
O atleta brasileiro tem 29 anos e é conhecido como "Dinossauro do Acre", em referência ao estado onde nasceu. Ele arrecadou cerca de 30 mil dólares (por volta de R$ 148 mil) com a segunda colocação.
Reprodução/Arnold Sports
Na modalidade feminina, a brasileira Francielle Mattos, conhecida como ?Ferrari Humana?, bateu a compatriota Isabelle Pereira Nunes e conquistou o título na categoria "Wellness".
Divulgação/Arnold Classic
A brasileira já é considerada um fenômeno da categoria, sendo inclusive a atual tricampeã do "Mrs. Olympia", principal competição da modalidade.
divulgação
Em outra categoria, conhecida como "Wheelchair" -- específica para cadeirantes --, o brasileiro Josué Fabiano, mais conhecido como "Gorila Albino", conquistou a 3ª colocação.
reprodução instagram
Disputada anualmente, a "Arnold Classic" é uma competição de fisiculturismo profissional realizada em homenagem ao ex-fisiculturista e ator Arnold Schwarzenegger.
Divulgação Arnold Classic
Desde quando foi criada, em 1989, a modalidade é referência para a IFBB Pro League (Liga de Fisiculturismo Profissional) e já contou com eventos na Austrália, Reino Unido, alguns países da África e até no Brasil.
Divulgação Arnold Classic
Atualmente, a competição conta com sete categorias no total. Essa foi a 35ª edição do evento.
reprodução instagram
Além disso, o "Arnold Classic" faz parte do "Arnold Sports Festival", um evento multiesportivo que também engloba outras modalidades esportivas, como "strongman" e "bodybuilding".
wikimedia commons/Paula R. Lively
A principal diferença entre o Arnold Classic e o Mr. Olympia está na organização e nos promotores: enquanto a primeira é organizada pelo próprio ator e sua equipe, a segunda é organizada pela International Federation of Bodybuilding and Fitness (IFBB) e pela Weider Publications.
wikimedia commons
Os critérios de julgamento são semelhantes em ambos os eventos, mas há algumas diferenças sutis. O Mr. Olympia tende a dar mais ênfase ao tamanho e à massa muscular, enquanto o Arnold Classic valoriza mais a simetria, a proporção e a estética geral.
wikimedia commons Kevin Laval
Como fisiculturista, Arnold Schwarzenegger faturou sete vezes o Mr. Olympia, recorde que vigorou até o norte-americano Lee Haney vencer oito vezes seguidas, de 1984 a 1991.
wikimedia commons Madison Square Garden Center
Depois dele, outro norte-americano também acabou vencendo oito vezes o Mr. Olympia foi Ronnie Coleman, conhecido como "The King" ("O Rei").