Mortes causadas por ‘remédio’ preocupam autoridades dos EUA
Por Flipar
Em essência, o fentanil é um poderoso analgésico à base de opioides sintético, ou seja, é uma substância química desenvolvida em laboratório para aliviar a dor.
divulgação / Administração de Repressão às Drogas dos EUA
A Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos comparou uma dose de fentanil que pode ser letal com o tamanho de uma moeda.
divulgação / Administração de Repressão às Drogas dos EUA
Na prática, o fentanil comprime significativamente a respiração, podendo levar à falta de oxigênio no cérebro e em outros órgãos vitais.
divulgação/United States Drug Enforcement Administration
O fentanil é frequentemente misturado a outras drogas ilegais, como heroína e cocaína, sem o conhecimento do usuário, o que aumenta o risco de overdose.
divulgação/Drug Enforcement Administration (DEA)
Além disso, overdoses de fentanil podem ser mais difíceis de tratar. Antagonistas de opioides como a naloxona são eficazes, mas podem ser necessárias doses maiores e múltiplas administrações.
wikimedia commons Mark Oniffrey
Segundo uma perícia da polícia dos EUA, Adam Harrison, filho do apresentador americano Rick Harrison, morreu vítima de uma overdose acidental de fentanil e metanfetamina, no dia 19/01/2024.
Reprodução Instagram
Segundo alguns colegas, ele vinha apresentando um comportamento "estranho" há um tempo.
Reprodução Instagram
O Fentanil tem causado uma sucessão de mortes nos Estados Unidos. Por isso, pesquisadores da Universidade de Montana anunciaram que planejam fazer testes em seres humanos para criação de uma vacina que possa combater os efeitos da droga.
reprodução CNN
O consumo de fentanil nos EUA já equivale a uma espécie de epidemia, com 300 mortes em média por dia!
Dan Meyers Unsplash
Os pesquisadores se basearam em dados oficiais compilados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
domínio público
Para efeito de comparação, houve cerca de 24 mil mortes relacionadas à cocaína e menos de 10 mil associadas à heroína.
Colin Davis Unsplash
Em fevereiro de 2023, doses de fentanil foram apreendidas pela primeira vez no Brasil, na cidade de Cariacica, Espírito Santo.
divulgação / polícia militar
A operação, feita pelo Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, apreendeu 31 frascos da droga.