‘A Fuga das Galinhas 2’ está em cartaz no streaming; confira

Por Flipar

Indicado a uma das categorias do British Academy Film Awards (Bafta), "A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets" não recebeu a premiação. Contudo, acompanhados do diretor do filme, Sam Fell, e dos produtores, Peter Lord e Steve Pegram, os brinquedos dos personagens ?posaram? diante das câmeras.
Reprodução Youtube Canal The Upcoming
O filme foi indicado na categoria de Melhor Animação, mas ?O Menino e a Garça? acabou ficando com a premiação. Mesmo sem o troféu, o registro dos bonecos dos personagens no tapete vermelho ganhou as redes sociais.
Divulgação Netflix
A sequência da animação A Fuga das Galinhas demorou 23 anos para acontecer. O longa é uma das animações em stop motion com maior bilheteria do cinema, com US$ 224,8 milhões arrecadados.
Divulgação Netflix
Em 2006, a parceria dos estúdios que fizeram o filme, Aardman Animations e DreamWorks, se encerrou. Isso fez com que os criadores ficassem em um dilema para descobrir como criar uma continuação sem a ajuda de um estúdio tão potente como a DreamWorks.
Reprodução Aardman
Além disso, Sam Fell, diretor da saga, comentou que fazer um filme em stop motion é muito trabalhoso e leva tempo. Ele também ressaltou que o Aardman tem uma capacidade limitada para esse tipo de produção e que as sequências começaram a se popularizar nos anos 2000, com Toy Story 2.
Divulgação Netflix
A Netflix utilizou a estratégia de lançar o filme diretamente no streaming. Isso vai na contramão da expectativa de que ele também fosse um sucesso de bilheteria, assim como o primeiro.
Divulgação/Netflix
O novo longa da saga é uma sequência direta do primeiro filme e acompanha Ginger e as outras galinhas em um lugar muito mais tranquilo que a Fazenda Tweedy. Ela e Rocky estão juntos e chocaram um ovo que deu origem à pintinha Molly.
Divulgação/Netflix
Acontece que, quando tudo parece estar em paz, ela percebe que Molly fugiu e agora está em uma espécie de fábrica de nuggets. Para livrar a filha dessa situação, Ginger precisa se juntar com suas amigas e entrar no local o mais rápido possível.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
O título conta com a nova direção de Sam Fell (Por Água Abaixo) e novo elenco na dublagem, tendo as vozes de Thandiwe Newton (Westworld), Zachary Levi (Shazam!), Bella Ramsey (The Last of Us), e mais.
Divulgação
Quando se fala que as Galinhas do filme são feitas de "massinha" no Brasil, boa parte do público pensa nas massas de modelar vendidas em papelarias e supermercados e que são utilizadas por crianças na escola.
Reprodução/Aardman Animation
No universo do cinema, os materiais são um pouco diferentes e nem tão acessíveis. Costuma-se usar nessas produções plasticina, uma massa de modelar mais plástica e seca, ou argila própria para modelagem.
Reprodução/Aardman Animations
Esses filmes costumam ser chamados também de "clay animations" (animações em argila). No caso da franquia "A Fuga das Galinhas", a equipe da Aardman Animations optou pelo uso de Lewis Newplast, um tipo específico de plasticina que reage bem às luzes quentes do estúdio.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
Além disso, junto com os personagens, são usados objetos ou cenários produzidos com outros tipos de material que não necessariamente são de modelar, como plástico, vidro ou metal.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
Para fazer esse filme, foi necessário usar uma técnica chamada stop-motion. Ela tem esse nome devido ao ato de posicionar os bonecos da animação e capturá-los na câmera, refazendo o ciclo por diversas vezes até concluir a cena planejada.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
Depois, os animadores colocam as fotografias em ordem para assim dar a ideia de movimento. Além de Fuga das Galinhas, a Aardman já produziu outras obras no mesmo estilo, como a série Shaun, O Carneiro e o filme Wallace & Gromit - A Batalha dos Vegetais.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
A sequência de A Fuga das Galinhas foi anunciada em 2018, quase duas décadas após o lançamento do filme original. A demora para o lançamento já leva em consideração o fato de que animações em stop-motion tem uma produção mais delicada que animações em CGI ou em 2D.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
Para Ian Whitlock, supervisor de animação de A Ameaça dos Nuggets, não havia como fazer uma sequência logo após o lançamento do primeiro filme. O motivo principal era a falta de tecnologia da qual temos hoje. Em entrevista ao New York Times, ele confirmou, inclusive, o uso de outras ferramentas digitais.
Reprodução Aardman
Ao todo, o cenário tem 22 casas, e algumas delas são mostradas durante as cenas de abertura. Devido ao alto grau de complexidade da cena de abertura, onde são mostradas as aves em seus afazeres, foram necessárias 22 semanas para gravar.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
Além das prováveis dificuldades com a falta de tecnologia, alguns imprevistos aconteceram em A Ameaça dos Nuggets. A começar em 2005, quando uma falha elétrica causou um incêndio nos depósitos da Aardman, destruindo quase todo o material do estúdio. De A Fuga das Galinhas, o que havia sobrado foram alguns modelos e adereços específicos.
Divulgação
O estúdio também enfrentou uma inundação dentro do prédio que prejudicou a produção de Ameaça dos Nuggets, sendo resolvido com "tubulações e baldes", conforme descrito em reportagem da revista Variety em dezembro de 2023. A pandemia foi outro golpe que atrasou as filmagens.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
Outro problema no caminho foi o fechamento da fábrica de plasticina fornecedora de Lewis Newplast, parceira da Aardman desde os anos 1970. De acordo com informações divulgadas pelo jornal The Daily Telegraph em novembro de 2023, o estúdio só tinha material para mais uma produção, que era a sequência de Wallace e Gromit.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
As vozes do novo A Fuga das Galinhas foram anunciadas em 2022. No elenco, estava confirmada a presença de Bella Ramsey, que na época ainda estava nas gravações de The Last of Us como a personagem Ellie.
Divulgação/Netflix
Com o novo filme, novas vozes entraram no elenco. De maior destaque, os personagens Rocky e Ginger, antes dublados por Mel Gibson (Mad Max) e Julia Sawalha (Absolutamente Fabulosas), foram substituídos por Zachary Levi e Thandiwe Newton.
Reprodução Youtube Canal Teen Vídeos
A decisão foi vista como "etarista" por parte do público, uma vez que substituíram atores mais velhos por jovens. As críticas ganharam mais força após a declaração pública de Julia Sawalha no X, em julho de 2020, onde afirmou que não estaria na sequência por ter uma voz "velha demais".
Divulgação/Netflix

Veja mais Top Stories