Rogério Cardoso: Saudades do eterno Rolando Lero

Por Flipar

Rogério era advogado, mas não exercia a profissão. Quando jovem, também chegou a cursar Odontologia, mas interrompeu o estudo para se dedicar à carreira artística. O ator fez várias novelas. Entre elas, "Explode Coração" (1995), como o popular Salgadinho. Na foto, ele ao lado de Regina Dourado, sua parceira na novela.
Reprodução TV Globo
Rogério era versátil, mas se consagrou como comediante, com papéis de destaque em diversos programas de TV. Seu personagem mais marcante foi Rolando Lero, na Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio.
Reprodução TV Globo
O personagem é vivido por Marcelo Adnet na nova versão da Escolinha, liderada por Bruno Mazzeo. O ator buscou o estilo e os trejeitos do personagem, sem descuidar de uma interpretação própria, mas, ao mesmo tempo, homenageando o antigo titular.
Reprodução dos sites https://twitter.com/fvernon/status/818645184527433733 gshow.globo.com/programas/escolinha-do-professor-raimundo/episodio/2018/12/09/videos-de-escolinha-do-professor-raimundo-de-domingo-09-de-dezembro.ghtml
Um dos maiores sucessos do humor na TV, a Escolinha do Professor Raimundo reuniu dezenas de grandes comediantes ao longo de décadas. E pode ser vista no Canal Viva.
Divulgação
Bruno Mazzeo, filho de Chico, deu nova vida à Escolinha assumindo o papel de Raimundo e "dando a aula" a novos atores que encarnaram clássicos "estudantes". Veja, além de Rolando Lero, alguns dos personagens, com seus intérpretes antigos e novos.
Divulgação
Zé Bonitinho - Jorge Loredo (1925-2015) e Mateus Solano. O carioca Jorge Loredo morreu aos 89 anos deixando um legado no humor com sua criação do Zé Bonitinho. Mateus é ator famoso pelas novelas e teve uma chance de mostrar a sua veia cômica ao assumir o personagem.
Reprodução dos sites http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/escolinha-do-professor-raimundo-ze-bonitinho/5300386/ http://gshow.globo.com/Bastidores/noticia/2015/12/mateus-solano-leva-50-minutos-para-virar-ze-bonitinho-na-escolinha-video.html
Seu Peru - Orlando Drummond (1919-2021) e Marcos Caruso. Drummond morreu aos 101 anos deixando uma carreira longa e prolífica, na qual também se destacou como dublador de diversos personagens (entre eles Scooby Doo). Caruso é um prestigiado ator que também é autor e diretor no cenário nacional.
Divulgação
Seu Fininho - André Mattos e Paulo Vieira. Andre é ator, roteirista, diretor, produtor e humorista. O goiano Paulo Vieira é um dos principais nomes do humor brasileiro no momento, atuando num quadro no Fantástico, participando de programas (foi jurado no The Masked Singer Brasil) e sendo ainda roteirista e músico.
Reprodução dos sites http://cyberspaceandtime.com/Rjj8RU23dTw.video+related tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2019/05/03/paulo-vieira-vai-para-escolinha-e-raspa-cabeca-para-personagem-felizao.htm
Pedro Pedreira - Francisco Milani (1936-2005) e Marco Ricca. Milani morreu aos 68 anos, após vasta carreira no cinema, teatro e TV, destacando-se na comédia, dirigindo e atuando em programas humorísticos clássicos, como Viva o Gordo e Chico Anysio Show. Marco Ricca é conhecido ator de novelas e também é cineasta.
Reprodução dos sites twitter.com/chicobarney/ globoplay.globo.com/v/8165955/
Dona Bela - Zezé Macedo (1916-1999) e Betty Gofman. Zezé morreu aos 83 anos. Foi atriz de rádio, cinema e televisão. Recordista feminina no Brasil em participações de cinema, com papéis em108 filmes. Betty Goffman tem uma respeitada carreira no teatro e também atua em TV, com veia cômica que caiu como luva na pele da dona Bela.
Reprodução dos sites http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/10/confira-os-atores-que-farao-parte-da-nova-escolinha-do-professor-raimundo-4888726.html purepeople.com.br/midia/look-de-manu-gavassi-rendeu-comparacoes_m3312574
João Canabrava - Tom Cavalcante e Marcos Veras. Tom Cavalcante é humorista, apresentador, radialista e dublador , sendo ainda um excelente imitador. Teve grande projeção a partir de incentivo justamente de Chico Anysio nos anos 1990. Marcos Veras é ator, dublador e apresentador com trabalhos relevantes no humor brasileiro.
Reprodução dos sites Youtube Canal Yellow Flag famosidades.com.br/tv/tom-cavalcanti-aprova-marcos-veras-como-joao-canabrava/
Patropi - Orival Pessini (1944-2016) e Marco Luque. Orival foi ator, apresentador, compositor, cantor, humorista e artista plástico. Ficou conhecido por vários personagens: Sócrates, Charles, Fofão, Patropi, Juvenal, Ranulfo Pereira, Clô. Ele usava máscaras de látex para compor os personagens. Morreu aos 72 anos. Luque é ator e apresentador, além de ter formação em Artes Plásticas. Ficou popular na bancada do humorístico CQC da Band e também pelo seu próprio programa "O Formigueiro".
Reprodução dos sites euqueroinvestir.com/opiniao-jerome-powell-e-seu-discurso-patropinesco/ rd1.com.br/escolinha-debocha-da-separacao-de-fatima-bernardes-e-william-bonner/
Armando Volta - David Pinheiro e Evandro Mesquita. O ator David Pinheiro ganhou fama nacional justamente no papel de Armando Volta. Evandro Mesquita, além de ator, é músico, que alcançou grande sucesso como líder e vocalista da banda Blitz. Popular com o personagem Paulão do seriado "A Grande Família".
Reprodução dos sites gazetadigital.com.br/variedades/celebridades/david-pinheiro-o-armando-volta-da-escolinha-esta-internado/466618 Youtube Canal Tv Globo
Nerso da Capitinga - Pedro Bismarck e Gui Santana. O mineiro Pedro Bismarck é ator e humorista que se consagrou justamente pela interpretação criativa de Nerso da Capitinga. O ator Gui Santana também é apresentador, roteirista e radialista. Gui ficou conhecido nacionalmente como VJ através do programa Quinta Categoria e Comédia MTV da MTV Brasi
Divulgação
Capitu - Cláudia Mauro e Ellen Roche. Além de atriz, Claudia Mauro é bailarina e escritora. Ela é casada desde 1994 com o ator Paulo César Grande. Ellen Roche é atriz e modelo, considerada uma das mulheres mais belas do país.
Reprodução do site globoplay.globo.com
Chico Anysio morreu em 23/3/2012, aos 80 anos, deixando um imenso legado artístico no Brasil. Com 63 anos de carreira, tinha um talento múltiplo: foi locutor de rádio, ator, comentarista de futebol, roteirista, escritor, produtor. Mas, acima de tudo, foi humorista.
José Cruz Agência Brasil

Veja mais Top Stories