Relembre a carreira de Carlos Villagrán, o Quico de ‘Chaves’
Por Flipar
Nascido na Cidade do México em 12 de janeiro de 1944, o ator e humorista Carlos Villagrán começou a carreira como fotógrafo no jornal "Heraldo", no México.
Domínio Público/Wikimedia Commons
Foi como fotógrafo que Carlos Villagrán cobriu os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, e a Copa do Mundo de 1970, no México, que deu o título ao Brasil - Seleção treinada por Zagallo e com Pelé à frente de um timaço de craques.
Reprodução/Instagram
Ao conciliar a carreira de ator e fotógrafo, Carlos Villagrán foi visto no teatro por Roberto Bolaños - ator, roteirista e diretor de "Chaves".
Reprodução/Instagram
Mas, antes de começar a interpretar o Quico, Carlos Villagrán fez sucesso como o boneco de ventríloquo Pirolo, no programa "El Club de los Millonarios".
Reprodução/Instagram
Pouco depois, no programa "El Club del Chori", Carlos Villagrán (à direita) interpretou outros personagens. Entre eles, a velhinha Lola Mento, que tinha o choro e as bochechas grandes daquele que viria a ser posteriormente o Quico.
Reprodução/Redes Sociais
Mas Carlos Villagrán "conquistou" Roberto Bolaños em uma festa na casa de Rubén Aguirre (Professor Girafales).
Reprodução/Redes Sociais
Na ocasião, Carlos sentou no colo de Rubén para interpretar um boneco ventríloquo para entreter os convidados na festa.
Reprodução/Redes Sociais
Assim, Roberto Bolaños - que já tinha visto Carlos Villagrán em ação no teatro anteriormente - decidiu convidá-lo para entrar em um de seus programas.
Reprodução/Redes Sociais
Um detalhe curioso: Carlos Villagrán não usa enchimento para ficar com as bochechas enormes do Quico. Ele desenvolveu uma técnica para inflar as bochechas e colocou em prática nos seus personagens.
Reprodução/ Chaves
Antes de se destacar como o Quico, Carlos Villagrán interpretou diversos personagens no programa "Chapolin Colorado", também de Bolaños, como o bandido Quase Nada.
Reprodução/Redes Sociais
Em "Chaves", Carlos Villagrán colocou Quico (em destaque, à frente) com status de um dos protagonistas e um dos mais queridos, a partir de 1972.
Reprodução/Instagram
Talvez mais querido que Quico pelos fãs somente o próprio Chaves. Ou, ainda, o popular Seu Madruga, interpretado por Ramón Valdés.do que Quico pelos fãs somente o próprio Chaves e o Seu Madruga, interpretado por Ramón Valdés.
Reprodução/Instagram
Com o sucesso de Quico, Carlos Villagrán aproveitou oportunidades para gravar alguns comerciais e discos vivendo o personagem.
Reprodução/Redes Sociais
Este, inclusive, teria sido um dos motivos da briga entre Carlos Villagrán e Roberto Bolaños, que repercutiu muito entre os fãs e até hoje é alvo de comentários.
Reprodução/Instagram
Carlos assinou um contrato de exclusividade com uma gravadora para fazer discos solos de Quico, em 1976, e não avisou Bolaños. Isso impossibilitou que Quico estivesse no disco da turma do Chaves, lançado na mesma época.
Reprodução/dailymotion
Além disso, Carlos Villagrán teve um breve namoro com Florinda Meza (Dona Florinda), que viria, anos depois, a namorar e casar-se com Roberto Bolaños.
Reprodução/Redes Sociais
Em 1979, Carlos Villagrán deixou o seriado "Chaves". São diversas versões para o motivo da saída de Quico (à direita), entre eles, carreira solo, inveja, ego, traição e indisciplina.
Reprodução/Instagram
Carlos e Bolaños ainda viveram uma batalha judicial pelo nome Quico. Villagrán perdeu, se mudou para a Venezuela e alterou a grafia, passando a fazer shows e apresentações como Kiko.
Reprodução/Redes Sociais
Carlos Villagrán voltou ao México em 1987, mas viveu também de forma itinerante pela América Latina. Esteve no Brasil em diversas ocasiões para shows e entrevistas a partir de 1995.
Reprodução/Instagram
Em 2023, Carlos Villagrán revelou ter sido diagnosticado com câncer de próstata, mas fez uma cirurgia. O ator disse nas redes sociais que havia se recuperado e estava bem.