Rio Sena: De estrela a vilão nas Olimpíadas de Paris

Por Flipar

O Rio Sena é um dos maiores pontos turísticos de Paris. Ele divide a cidade em dois lados: a rive gauche e a rive droite. Tem 776 km desde Meseta de Langres, em Côte d'Or até o Canal da Mancha. Sobre ele existem 37 pontes muito apreciadas por moradores e visitantes.
Divulgação/Paris2024
Por conta da poluição, o banho no local era oficialmente proibido desde 1923 até há poucos dias, quando a prefeita Anne Hidalgo, de 65 anos, nadou no rio para mostrar que as águas têm condições de receber as provas da competição.
imagem de Danor Aharon por Pixabay
Além do Sena, a Europa tem outros rios famosos e importantes para o continente, atravessando cidades e países. Veja os principais.
- Caradec commons wikimedia
O Rio Tâmisa fica localizado na Inglaterra, em Londres. O rio é utilizado há 2 mil anos e até hoje simboliza um marco para Londres. Com 346 km de extensão, é o maior rio inteiramente em solo inglês e o segundo maior de todo o Reino Unido. Além de Londres, esse rio banha cidades do Sul da Inglaterra, como Oxford, Eton, Wallingford, Reading e Windsor e deságua no Mar do Norte.
Imagem de Steve Bidmead por Pixabay
Em 1858 recebeu o apelido de '"o grande fedor'' por causa da poluição e do forte cheiro. Atualmente, é considerado o mais limpo do mundo entre os que cruzam uma grande metrópole e próprio para prática de esporte e pesca. O rio conta com 121 espécies de peixes, inclusive o salmão, um dos mais sensíveis à poluição.
Naveen Annam pexels
Em toda a sua extensão, o Rio Tâmisa é cortado por cerca de 100 pontes, sendo 12 delas apenas em Londres. Entre as pontes mais famosas, estão a London Bridge e a Tower Bridge.
Imagem de Luca por Pixabay
O Rio Volga, que fica localizado na Rússia, tem 3.688 km de extensão e é o maior rio do continente europeu. Das grandes cidades do país, ele banha Ulianovsky, Samara, Kazan, Novgorod, Tver, Yaroslavl, Saratov e Astrakhan. Mais de 1.000 rios menores correm para ele.
Ksenlyaegor - site pixabay.com
A região do Volga é rica em recursos de petróleo e gás natural. O rio facilita o transporte e também fornece água para as indústrias localizadas ao longo de suas margens. Além disso, é importante para a indústria de pesca, pela grande quantidade dos peixes mais diversos.
Imagem de Stepan Soloveiv por Pixabay
Com cruzeiros fluviais, o Rio Volga é um destino de turistas. No entanto, no inverno, ele costuma congelar completamente, e devido ao clima mais frio, sua parte norte congela um mês e meio antes do sul.
Imagem de ssa66 por Pixabay
O Rio Danúbio, que nasce na Floresta Negra, em território alemão, possui 2.850km de extensão até desaguar no Mar Negro. É o segundo maior rio do continente europeu.
Leonhard Niederwimmer por Pixabay
O rio é divisa natural de 10 países europeus: Alemanha, Eslováquia, Croácia, Bulgária, Moldóvia, Áustria, Hungria, Servia, Romênia e Ucrânia e corta importantes cidades, como Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Braila e Galati.
Dan Novac por Pixabay
O Danúbio é a principal rota turística europeia pela ligação entre distintos lugares no continente e,por isso, o rio é considerado uma importante fonte de renda.
Feranza/Wikimedia Commons
O Rio Reno é um dos principais rios da Europa. Ele nasce nos Alpes, região leste do território suíço, e desagua no Mar do Norte. Com1.233 km de comprimento, atravessa grande parte do continente europeu de sul a norte.
Lucazzitto - wikimedia commons
O rio banha Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Holanda. Logo, serve como uma fronteira natural e elo entre estas nações e ajuda no comércio e turismo. Historicamente, foi um local usado estrategicamente por militares, durante os tempos romanos e na Segunda Guerra Mundial.
Luidger - wikimedia commons
O Reno serve como principal caminho para importação e exportação de produtos para os países que o cercam. Um terço de toda a produção química do planeta é fabricado nas proximidades dele. Carregamentos de carvão, ferro, aço, madeira, petróleo e outras matérias-primas passam diariamente pelo rio.
Imagem de DEZALB por Pixabay
O Rio Ródano nasce na Suiça e deságua na França. Com mais de 800km de extensão, o rio percorre 290 km na Suíça, e cerca de 545 km em território francês. Ele atravessa o Lago de Genebra.
Rama - wikimedia commons
O Ródano é de extrema importância histórica desde a Antiguidade, pois foi rota do comércio e meio de propagação de cultura e costumes para vários povos mediterrâneos e europeus.
Olivier Aumage wikimedia commons
O Vale do Ródano é uma importante região produtora de vinho no sudeste da França. A bebida é uma das mais consumidas no mundo. Logo, é de extrema importância para exportação e importação.
Leandro Neumann Ciuffo wikimedia commons

Veja mais Top Stories