De Messi a Ronaldo: veja astros do futebol mundial que disputaram Jogos Olímpicos

Por Flipar

Riquelme - O clássico jogador argentino, ídolo do Boca Juniors, foi campeão olímpico com a Albiceleste nos Jogos de 2004, em Atenas.
Reprodução
Carlos Tévez - Hoje técnico, o ex-jogador do Corinthians foi companheiro de Riquelme na campanha do ouro na Grécia. Foi do atacante o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, na decisão.
Divulgação/Rosario Central
Xavi - Símbolo da qualidade do meio de campo da Espanha campeã do mundo em 2010, e do Barcelona de Guardiola, foi prata com a seleção ibérica nos Jogos de Sydney, em 2000. Na final, derrota para Camarões, seleção que havia eliminado o Brasil nas quartas.
Divulgação/Barcelona
Guardiola - Apontado com frequência como melhor técnico da história, o catalão foi titular no ouro olímpico da Espanha em 1992, na sua terra natal Barcelona.
Reprodução/@mrpepguardiola
Dani Olmo - Um dos destaques da Espanha na recente conquista da Eurocopa, foi medalha de prata com o país nos Jogos de Tóquio 2020. Na final, derrota para o Brasil por 2 a 1.
Divulgação/FIFA
Cristiano Ronaldo - Maior artilheiro da história do Real Madrid e da seleção portuguesa, o atacante, hoje no saudita Al-Nassr, defendeu seu país nos Jogos de Atenas, em 2004. Fez um gol na fraca campanha lusitana, com apenas um empate e duas derrotas.
Divulgação/Al Nassr
Ronaldinho Gaúcho - Eleito duas vezes melhor do mundo e pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002, defendeu a Amarelinha na campanha olímpica de 2000. Com a queda nas quartas para Camarões, ficou sem medalha.
Arquivo CBF
Ronaldo - O Fenômeno tem em sua prateleira a medalha de bronze nos Jogos de Atlanta 1996. Após cair nas semifinais para a Nigéria, a Seleção Brasileira derrotou Portugal na disputa pelo terceiro lugar.
Divulgação/Fifa
Rivaldo - Mais um astro da campanha do penta em 2002, o ex-jogador também conquistou o bronze em 1996.
Reprodução/Fifa
Romário - O craque do tetra também tem uma medalha olímpica. O Baixinho fez parte da Seleção Brasileira que ficou com a prata nos Jogos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988. Na final, derrota para a União Soviética.
Divulgação/CBF
Neymar - Principal nome do primeiro ouro olímpico do Brasil, o atacante fez o gol de empate no tempo normal com a Alemanha e bateu o pênalti decisivo na final dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, no Maracanã.
Fernando Frazão/Agência Brasil
Jürgen Klinsmann - Um dos grandes atacantes da história do futebol alemão, o campeão mundial em 1990 participou do bronze de seu país nos Jogos de Seul, em 1988. Nas semifinais, a Alemanha perdeu justamente para o Brasil de Romário
Steindy/Wikimedia Commons
Edison Cavani - O atacante uruguaio defendeu sua seleção nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A Celeste cumpriu uma campanha decepcionante, caindo ainda na fase de grupos.
Elena Rybakova/Wikimedia Commons
Luis Suárez - Hoje no Inter Miami, o maior artilheiro da história da seleção uruguaia fez dupla com Cavani nos Jogos de Londres.
Divulgação/Seleção Uruguaia
Michel Platini - Camisa 10 da França nos anos 90, o lendário jogador vestiu a camisa dos Bleus nos Jogos de Montreal, em 1976. A equipe, porém, caiu nas quartas de final.
- El Grafico Dominio Publico
Carlos Gamarra - Ex-zagueiro de clubes brasileiros, como Corinthians e Palmeiras, foi medalha de prata nos Jogos de Atenas 2004 pelo Paraguai. Era conhecido pela técnica refinada.
Reprodução/Redes Sociais
Andrea Pirlo - O talentoso meio-campista campeão do mundo pela Itália em 2006 jogou duas edições olímpicas pela seleção europeia, em 2000 e 2004, conquistando o bronze em Atenas.
Ilya Khokhlov/Wikimedia Commons
Samuel Eto?o - Maior jogador camaronês de todos os tempos, o atacante levou a seleção africana ao título olímpico em 2000, em Sydney.
Mustapha Ennaimi/Wikimedia Commons
Ryan Giggs - O ex-atacante galês, ídolo do Manchester United, defendeu a Grã-Bretanha nos Jogos de Londres em 2012. A seleção caiu nas quartas para a Coreia do Sul.
Ray Booysen/Wikimedia Commons

Veja mais Top Stories