Conheça 13 filmes para assistir no dia Internacional dos Povos Indígenas

Por Flipar

A data foi criada por decreto da ONU em 09 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos locais do globo terrestre. Após a publicação do decreto, foram constituídos grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração da ONU sobre o tema.
Divulgação
Em 29 de julho de 2006, o Conselho de Direitos Humanos da entidade internacional aprovou o texto da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Um ano depois, em 13 de setembro de 2007, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Declaração.
Divulgação
1 - Chuva é cantoria na aldeia dos mortos (2018) - Ihja?c é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade.
Divulgação
Retrato dos indígenas brasileiros krahô, a obra estreou no Festival de Cannes em 16 de maio de 2018. Assim, a película adota o estilo docudrama e contou com a participação dos habitantes da aldeia Pedra Branca, da Terra Indígena Krahô.
Divulgação
2 - Piripkura (2017) - Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica.
Divulgação
Piripkura é dirigido por Mariana Oliva, Bruno Jorge e Renata Terra e recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Documentário no Festival do Rio.
Divulgação
3 - Ex-Pajé (2018) - Um pajé passa a questionar sua fé depois de seu primeiro contato com os brancos, que alegam que sua religião é demoníaca. A missão evangelizadora comandada por um pastor intolerante é questionada quando a morte passa a rondar a aldeia.
Ex-Pajé (2018) - Filmes de temática indígena - Divulgação
O documentário, dirigido por Luiz Bolognesi, foi selecionado para a 23ª edição do festival brasileiro, realizado nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2018. Além disso, participou do Festival de Berlim, na Alemanha.
Divulgação
4 - Martírio (2016) - Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do Centro-Oeste. Elas sofrem com constantes conflitos com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários e fazendeiros.
Divulgação
5 - O Mestre e o Divino (2013) - Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso. São eles: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, e Divino Tserewahu, cineasta Xavante, que produz filmes para a TV e festivais de cinema desde os anos 1990.
Divulgação
6 - O Abraço da Serpente (2015) - Théo é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade.
Divulgação
O Abraço da Serpente é um filme colombiano de aventura e drama de 2015, dirigido por Ciro Guerra e escrito por Jacques Toulemonde Vidal, baseado em histórias de Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes.
Divulgação
7 - As Hiper Mulheres (2011) - Conheça o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu, no Mato Grosso. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
indígena - Divulgação
8 - Taego Ãwa (2016) - Na faculdade, uma dupla de cineasta encontrou cinco fitas VHS contendo registros culturais da tribo Ãwa. Reunindo outros materiais, eles partem em busca do grupo, apresentando as imagens pela primeira vez e descobrindo a trajetória de enfrentamento com o povo branco desde 1973.
Divulgação
9 - Corumbiara (2009) - Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário, em 1985, de um massacre de índios isolados. Apesar dos sinais da tentativa de apagar as evidências de sua existência, o caso é esquecido.
Divulgação
Dez anos depois, os inequívocos sinais da continuidade dos crimes contra os povos indígenas são revelados, em um processo de selvagem apropriação de terra na Amazônia.
Divulgação
10 - A Última Floresta (2021) - O xamã Davi?Kopenawa?Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade.
- Divulgação
Desse modo, a comunidade do filme fica localizada em um território?Yanomani,?isolado na Amazônia. Os jovens, portanto, ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos. A obra é um olhar de urgência para as comunidades Yanomanis e reflete a atualidade.
- Divulgação
11 - Raoni (1978) - Conheça o dia a dia, a cultura, os costumes e as situações vividas pelas tribos que habitam a região do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, por meio da figura de Raoni.
Divulgação
Protagonista da obra, Raoni é um cacique que busca ajuda do governo e de autoridades locais para frear o expansionismo branco em suas terras.
Divulgação
12 - A febre (2019) - Justino, de 45 anos, é segurança no porto de Manaus, Amazonas. Enquanto sua filha se prepara para estudar medicina em Brasília, ele é dominado por uma febre misteriosa.
Divulgação
A Febre é um filme franco-teuto-brasileiro de drama e suspense dirigido por Maya Da-Rin. Falado em português e nas línguas indígenas tukano e tikuna, é escrito por Maya Da-Rin, Miguel Seabra Lopes e Pedro Cesarino, e protagonizado por Regis Myrupu e Rosa Peixoto.
Divulgação
13 - Pachamama (2018) - Uma estatueta sagrada é roubada de uma aldeia andina, e um rapaz aventureiro que sonha em se tornar xamã parte para recuperá-la.
Filmes de temática indígena - Divulgação
Pachamama é um filme de animação franco-luxemburguês-canadense de 2018, dirigido por Juan Antin e escrito por Christophe Poujol e Juan Antin.
Divulgação

Veja mais Top Stories