Millôr Fernandes: a trajetória do jornalista que se destacou no humor, teatro e desenho

Por Flipar

Millôr, que foi registrado em cartório apenas no dia 27 de maio de 1924, fez fama em diversas áreas de atuação: das artes plásticas ao teatro. O nome artístico foi adotado por ele a partir de um erro de grafia na certidão (foto).
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Ainda na adolescência, Millôr começou a trabalhar como office-boy na redação da revista ?O Cruzeiro?, fundada pelo empresário da comunicação Assis Chateaubriand.
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Nos anos seguintes, o jovem profissional passou a atuar como jornalista na publicação semanal, principal revista do país à época. Em 1945, lançou em ?O Cruzeiro? a seção Pif-Paf, que o faria conhecido.
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Ainda no fim dos anos 40, fez sua primeira incursão no universo literário com a publicação de ?Eva sem Costela - Um Livro em Defesa do Homem?. O livro foi assinado com o pseudônimo Adão Júnior.
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Em 1948, Millôr fez uma viagem aos Estados Unidos a serviço de ?O Cruzeiro? e conheceu o empresário Walt Disney, criador da mais famosa companhia de entretenimento do mundo.
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Nos anos 50, expandiu sua atuação para a dramaturgia ao lançar sua primeira peça de teatro, ?Uma Mulher em Três Atos?.
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No teatro, Millôr se destacaria também como tradutor de obras clássicas, como ?Hamlet? e ?Rei Lear?, de William Shakespeare.
- Reprodução do Facebook Millôr Fernandes
Nessa mesma década, Millôr também expôs seus desenhos em um mostra de Buenos Aires e no MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro.
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Após 25 anos em ?O Cruzeiro?, em 1963 o jornalista foi demitido da revista como uma resposta da direção ao protesto de leitores contra ironias bíblicas feitas por Millôr em desenhos na série ?Esta É a Verdadeira História do Paraíso?.
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Em maio de 1964, pouco depois de ocorrer o golpe militar no Brasil, Millôr lançou a revista Pif-Paf (ampliação de sua seção homônima em ?O Cruzeiro?). Porém, a publicação, repleta de humor e ilustrações, durou apenas oito edições.
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No auge da Ditadura Militar, foi uma das personalidades à frente de ?O Pasquim?, semanário que marcou época no jornalismo brasileiro pelo sarcasmo e críticas ao governo e aos costumes da época.
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Em ?O Pasquim?, ele dividiu espaço com outras personalidades famosas da cultura brasileira no século 20, como os cartunistas Jaguar, Henfil e Ziraldo e os jornalistas Paulo Francis e Tarso de Castro.
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Entre os anos 80 e 90, Millôr trabalhou para diversos veículos de imprensa de prestígio, como ?Veja? e ?Jornal do Brasil?.
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Outra qualidade do jornalista Millôr Fernandes foi a de frasista, com expressões carregadas de sarcasmo.
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São dele, por exemplo, sentenças como ?o preço da fidelidade é a eterna vigilância? e ?como são admiráveis as pessoas que não conhecemos bem?.
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Seu livro de maior sucesso foi ?Millôr Definitivo - A Bíblia do Caos?, que reúne textos e as inúmeras frases geniais do jornalista.
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Millôr Fernandes morreu no dia 27 de março de 2012, aos 88 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. À época, ele era casado com a jornalista Cora Rónai.
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