Pesquisadores descobrem nova variante do vírus da Aids no Brasil

Por Flipar

Os especialistas ressaltam que não há motivo para alarme, pois não há evidências de que o novo subtipo tenha uma taxa de transmissão mais alta ou cause progressão mais rápida da doença.
MasterTux por Pixabay
Além disso, os métodos de prevenção e de tratamento continuam eficazes. Os testes para HIV podem ser feitos da forma usual e os tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são válidos para a nova variante.
Imagem de Miguel Á. Padriñán por Pixabay
Desde 1988, a Aids tem sido lembrada anualmente, com data específica (1 de dezembro), que serve para alertar sobre riscos e defender a prevenção.
Gerd Altmann pixabay
A AIDS é a sigla (em inglês) da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O HIV, Vírus da Imunodeficiência Humana, afeta as defesas do organismo e, geralmente, o portador morre de outras doenças, agravadas pela existência do HIV. A pessoa tem dificuldade de reação.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
No início, a doença era sentença de morte. O portador tinha poucos anos ou apenas meses de vida. Eles tomavam muitos medicamentos e sofriam efeitos colaterais. Hoje, são poucos remédios- às vezes só um - com nenhum ou pouco efeito colateral. Um tratamento bem feito permite uma vida com pouca ou nenhuma limitação.
plgstd01 - Flickr
A maior forma de transmissão da doença é através da relação íntima. Assim, a principal forma de prevenção é a camisinha.
Wheeler Cowperthwaite - Flickr
Outro perigo nessa área é o compartilhamento de seringas, que também é arriscado e pode transmitir o vírus HIV. Da mesma forma, o leite materno infectado também pode transmitir a doença
seringa k-e-k-u-l-é pixabay
O HIV age destruindo o sistema imunológico. O portador fica suscetível a doenças "oportunistas' como tuberculose e pneumonia que podem matar. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2023, desde o primeiro caso de aids no Brasil, em 1980, até junho de 2022 foram detectados 1.088.536 casos em território nacional. Em 2022, segundo o último levantamento, cerca de 11 mil pessoas morreram com Aids.
plgstd01 - Flickr
No Brasil, um dos artistas que morreram no começo da epidemia de Aids foi o cantor Cazuza, em 1990, aos 32 anos. Estima-se que ele adquiriu o HIV em 1985 e logo desenvolveu a AIDS.
YouTube / TVE-RS
Também cantor, Renato Russo, da Banda Legião Urbana, morreu de AIDS em 1996, aos 36 anos. Ele ficou sete anos com o vírus.
YouTube / Canal Heliomar Nascimento
Fora do Brasil, um famoso que morreu de AIDS foi o cantor Freddie Mercury, em 1991, aos 45 anos. A imprensa começou a dizer que ele tinha a doença em 1986, mas ele só confirmou publicamente poucos dias antes de morrer, em 24/11/1991, aos 45 anos.
Reprodução de vídeo
O filósofo Michel Foucault morreu em 1984, aos 57 anos. Após a sua morte, o então companheiro Daniel Defert fundou a instituição de caridade AIDES.
Fernando339 - Flickr
Hoje, é possível viver com o vírus de forma tranquila, com acompanhamento. O ex-jogador de basquete Magic Johnson, por exemplo, revelou ter o vírus em 1991. 33 anos depois, mantém a saúde, segundo ele, levando vida regrada. E defende a causa contra o preconceito.
Twitter @MagicJohnson
Outro portador que fala abertamente da doença é o cantor Andy Bell, vocalista do dueto Erasure. Ele descobriu o HIV em 1998 e hoje a doença está controlada, sem ser transmissível.
Facundo Gaisler - Flickr
Outro nome ligado ao esporte e que tem o vírus é o o ex-nadador e hoje ator Jack Mackenroth. Ele convive com o HIV desde 1990. Ao longo dessas pouco mais de 3 décadas, o americano exibe boa forma e quebra estigmas ligados à doença.
Instagram @jackmackenroth
O ator americano Charlie Sheen, conhecido mundialmente pelo papel de Charlie Harper em "Two And a Half Men", é outro que convive com o vírus, fala abertamente sobre isso e demonstra saúde. Em 2015, ele afirmou que descobriu o HIV em 2011.
Instagram @charliesheen
O cantor austríaco Thomas Neuwirth, mais conhecido pelo nome artístico de Conchita Wurst, revelou em 2018 ter o vírus. Ele conta ainda que está indetectável, ou seja, sem transmitir o vírus.
Instagram @conchitawurst

Veja mais Top Stories