Maior circuito de tirolesas da América Latina é inaugurado no ES

Por Flipar

O projeto da tirolesa foi elaborado para impulsionar o turismo numa região de natureza exuberante do Espírito Santo. Quem fizer o passeio pelos ares na tirolesa vai ver a área urbana e também um espetacular conjunto de formações rochosas que são um marco no noroeste do estado, a quase 200 km da capital Vitória.
Divulgação
Veja outras tirolesas espalhadas pelo Brasil, que atraem visitantes e proporcionam lazer e um visual incrível.
Divulgação portal Tirolesa Raft Adventure Park
A cidade de Socorro, no interior de São Paulo, inaugurou em 25/6 a maior tirolesa do mundo: 3.200 metros de extensão partindo do Pico do Cascavel, a uma altitude de 1,23 km. Um projeto de até R$ 18 milhões para implementação, a cargo da Mega Park Turismo de Aventura.
Eduardo Shiroma (Agente Rolf) wikimedia commons
Com isso, os organizadores superam a tirolesa Jabal Jais Flight (foto), nos Emirados Árabes, que se estende por 2.380 metros. Ela tirolesa foi certificada pelo Guinness Book como a maior do mundo após superar a tirolesa The Monster, em Porto Rico.
Divulgação
Inaugurada em 2018, a tirolesa Jabal Jais Flight passa sobre uma área desértica no emirado de Ras Al Khaimah. O aventureiro percorre os mais de 2 quilômetros a uma velocidade que varia entre 120 km/h e 160 km/h.
Divulgação
A cidade de Socorro, a 130 km de São Paulo, já possui outra tirolesa, chamada de Voadora, que fica no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. É a primeira nesse estilo no Brasil. A pessoa vai deitada de bruços, como se estivesse voando. Tem 1 km de extensão e 140m de altura. Atinge 60 km/h.
Divulgação
Com a inauguração da nova tirolesa, a cidade vai se consolidando como um polo de turismo para aventureiros, já que sua área verde abre oportunidades para trekking, rafting, mountain bike, rapel, arvorismo e canoagem, entre outras atividades que unem esporte e natureza.
Marcos Farias wikimedia commons
As tirolesas são estruturas que misturam entretenimento e aventura, atraindo entusiastas pelo mundo. Elas podem estar em reservas naturais, parques de diversões, eventos (como o Rock in Rio) ou até em navios de cruzeiro.
Divulgação Parque Ecológico Rio Formoso
A tirolesa surgiu na região de Tirol, na Áustria, e inicialmente era utilizada com forma de transporte de animais, pessoas e mantimentos, através de cabos instalados entre rios e montanhas. A técnica faz com que os praticantes tenham a sensação de estar voando. E é isso que mais atrai os adeptos da diversão, além do visual da paisagem - geralmente belíssima - que se tem do alto.
Imagem de Daniel Mena por Pixabay
Em maio de 2024, o atleta Caio Afeto, especialista em esportes extremos, fez um salto de base jump nesse circuito em Pancas. Referência em escalada na rocha, highline (corda bamba nas alturas) e base jump, Caio Salomão Amador começou a fazer escalada em 2006. O FLIPAR tem uma galeria sobre ele intitulada "Highline: atleta brasileiro bate marcas com travessias em cordas nas alturas".
Reprodução redes sociais
Uma tirolesa que vem fazendo sucesso no Brasil fica no Parque Mundo Novo, em Urubici, na Serra Catarinense. A Tirolesa de Bike permite aos visitantes pedalar na tirolesa, a 120 metros de altura, num percurso de 580 metros, contando ida e volta. E oferece uma vista espetacular da Cascata do Avencal, que muitos consideram a mais bonita do sul do Brasil.
Divulgação Natural Extremo
Tirolesa do Parque Ecológico Rio Formoso - Também fica em Bonito (MS). A tirolesa do parque ecológico tem 520m de extensão e 40m de altura. Passa por plataformas suspensas com 23 obstáculos.
Divulgação portal Parque Ecológico Rio Formoso
No Rio de Janeiro, um projeto prevê a implantação de uma tirolesa de 755 metros no Pão de Açúcar, partindo do Morro da Urca e alcançando 100 km/h. Mas moradores e ambientalistas entraram com uma ação para impedir a obra.
Fabianni Luiz Ribeiro wikimedia commons

Veja mais Top Stories