Planta africana recebe título de ‘solitária’ porque só restam machos da espécie

Por Flipar

"Tenho esperança de que haja uma fêmea em algum lugar por aí; afinal de contas, deve ter havido uma em algum momento. Seria incrível recuperar esta planta tão próxima da extinção por meio da reprodução natural", disse ela.
wikimedia commons Ram-Man
Em 1895, foi descoberto o único exemplar conhecido (macho) da espécie na Floresta de oNgoye, nas proximidades da costa leste da África do Sul.
wikimedia commons C T Johansson
A Encephalartos woodii é considerada uma planta "bonita", com folhas verde-escuras brilhantes que chegam a ter 3 metros de comprimento.
wikimedia commons Ram-Man
Elas têm um formato arqueado que dá a Encephalartos woodii uma copa densa em formato de guarda-chuva.
wikimedia commons Ram-Man
A maioria das plantas são dióicas, o que significa que cada indivíduo é exclusivamente macho ou fêmea. Ou seja, elas possuem órgãos reprodutivos distintos que produzem células sexuais diferentes.
Domínio público wikimedia commons
Plantas macho, por exemplo, produzem pólen, que é a célula sexual masculina. Esse material é responsável por fertilizar os óvulos das plantas fêmeas.
Imagem de Jürgen Diermaier por Pixabay
Já as plantas fêmeas produzem óvulos que são responsáveis por serem fertilizados pelo pólen das plantas machos.
Josefin Unsplash
Em algumas espécies, como a maconha, o gênero da planta é importante para determinar seu uso final. As fêmeas produzem flores que contêm THC, o principal composto psicoativo da cannabis, enquanto as plantas machos têm flores que não contêm THC.
freepik jcomp

Veja mais Top Stories