Cenário crítico: seca no Brasil atinge pior nível das últimas décadas

Por Flipar

A Organização Mundial da Saúde alerta que a umidade ideal para o organismo humano está entre 40% e 70%. Níveis abaixo de 30% representam um risco à saúde.
freepik
Esse cenário é motivo de preocupação, pois pode desencadear uma série de efeitos negativos na economia do país.
AuraFinance por pixabay
O aumento nos custos de produção de alimentos e nas despesas das empresas por todo o país resulta em um encarecimento de itens básicos do dia a dia.
Geraldo Bubniak/AEN Agência Estadual de Notícias - Agência Brasil
Em 2021, a seca levou a um aumento de 21,21% na tarifa de energia elétrica residencial, tornando-se o segundo maior fator de impacto na inflação oficial do país, ficando atrás apenas da gasolina, que registrou uma alta de 47,49%.
reprodução/tv globo
Em setembro, a previsão é que a tarifa da conta de luz já será alterada para a "vermelha patamar 2", que acrescenta R$ 7,88 a cada 100 quilowatt-hora (kWh).
reprodução/tv globo
Como as hidrelétricas são a principal fonte de energia do Brasil, a falta de água para gerar eletricidade força o uso de outras fontes mais caras, como as termelétricas.
Cemig/Divulgação
Em agosto de 2021 ? época de crise hídrica ? a situação chegou a um ponto que a Aneel precisou criar a bandeira "escassez hídrica", que era ainda mais cara do que a bandeira vermelha.
reprodução/tv globo
A seca também interfere no escoamento da produção industrial da Zona Franca de Manaus, afetando a oferta de produtos como eletrônicos, insumos industriais, motopeças e autopeças no restante do país.
Reprodução
Isso porque a menor disponibilidade de transporte fluvial gera um "estresse na cadeia logística", com menor oferta de alguns produtos e possíveis pressões inflacionárias de curto prazo.
agência brasil
Além de tudo isso, a combinação de calor e baixa umidade afeta duramente a saúde, causando problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça e irritação nas vias aéreas. Pessoas com doenças respiratórias crônicas são as mais afetadas.
reprodução

Veja mais Top Stories