Pra quem não viu: Mulher gravou vídeo antes de morrer na Nevasca do Século
Por Flipar
Houve registro de mortes em pelo menos 9 estados americanos. A jovem Anndel Taylor, de 22 anos, voltava do trabalho num lar de idosos quando seu carro atolou, a 6 minutos de casa. Ela ficou presa e enviou um vídeo à família. Morreu no próprio carro.
Arquivo pessoal divulgação redes sociais
Assim como Anndel, outras pessoas já morreram dentro de carros que ficaram presos na tempestade. As nevascas muito intensas carregam ventos polares capazes de congelar árvores e todo o mobiliário urbano.
Reprodução TV
A visibilidade fica extremamente reduzida e as ruas se tornam proibitivas. Daí o risco de sair até mesmo de carro, pois se houver um defeito qualquer a pessoa fica encurralada no gelo.
Reprodução de TV
O cenário era de casas com 1,20 metro de neve na porta. Portanto, as pessoas tiveram que se refugiar dentro de suas residências, e, depois, para sair, tiveram que tomar bastante cuidado.
reprodução TV
Foi bastante trabalhoso retirar a neve das ruas após o período de maior intensidade. Muita gente ajudava a tentar retirar neve que em torno de veículos. Mas houve casos em que pessoas sofreram parada cardíaca ao tentarem retirar a neve sob temperaturas muito baixas.
Reprodução TV
Muitos imóveis ficaram sem energia elétrica e as pessoas não conseguiam, portanto, ligar o aquecedor, apesar do frio congelante. As pessoas recorreram às velas para iluminar e aquecer o ambiente.
reprodução de TV
Um levantamento mostrou que mais de 1,7 milhão de residências foram afetadas pela falta de energia elétrica. A tempestade de neve provocou o cancelamento de mais de 15 mil voos. Em Nashville, o sistema de transporte de bagagens congelou.
reprodução TV
As cidades atingidas pela tempestade de neve ganharam uma aparência fantasmagórica. Foi, portanto, um fim de ano desolador na região atingida pela Nevasca do Século.
Reprodução TV
Veja agora outros momentos de desespero provocados por tempestades de neve. As maiores nevascas da história.
reprodução TV
O sistema ferroviário teve que ser encerrado. Moradores ficaram confinados dentro de suas casas por uma semana. Além da queda de neve, os ventos gelados chegaram a 72 km/h.
Domínio Público
Em janeiro de 2022, uma forte tempestade de neve nos EUA provocou o fechamento de estradas, cancelamento de milhares de voos e interrupção de aulas e serviços. O Central Park, um dos mais famosos pontos turísticos de Nova York, ficou tomado pela neve.
publicodmainpictures pixabay
Em fevereiro (2022), uma forte tempestade de inverno provocou o engavetamento de mais de 100 carros na rodovia interestadual 39 - que liga Illinois a Wisconsin - nos Estados Unidos.
reprodução redes sociais The Sun
Em fevereiro (2022), 16 pessoas morreram congeladas dentro de carros que ficaram presos numa nevasca no Paquistão.
reprodução RecordNews
Em Portugal, quando neva com muita intensidade, a estrada da Torre, na Serra da Estrela, fica inacessível aos turistas. Em janeiro de 2007, houve uma nevasca bem forte e a situação demorou a se normalizar.
Roger Amaral Moraes wikimedia commons
Grandes nevascas também inspiram o cinema. A atriz Naomi Watts estrela o filme "Infinite Storm" (Tempestade Infinita", 2022).
Divulgação
Baseada em uma história real, a trama mostra Pam Bales (Naomi Watts), enfermeira e guia de montanha que foi surpreendida por uma tempestade no Monte Washington e teve que lutar pela sobrevivência, ao lado de um homem (Billy Howle) que ela encontrou pelo caminho..