Eternidade: Verdi e outros expoentes que viraram ‘sinônimo’ de gêneros musicais .

Por Flipar

Nascido em Milão, uma das mais belas cidades da Europa, Verdi foi um compositor italiano de óperas do período romântico do século 19.. É considerado o maior compositor nacionalista da Itália na época e um dos mais influentes da história.
crédito Dominio Publico
Seu nome virou sinônimo de ópera de qualidade. Entre as mais apreciadas estão "La Traviatta" , "Otello" e "Aida".
Domínio Público
Assim como Verdi, existem artistas que representam tão bem um gênero musical que são praticamente sinônimo do ritmo escolhido para a sua carreira. Referências incontestáveis.
Ri Ya pixabay
São cantores, instrumentistas, compositores ou bandas que ficaram na história como expoentes máximos no estilo que desenvolveram. Veja grandes músicos nesta galeria.
Ylanite Koppens - pixabay
PACO DE LUCÍA (1947-2014 ) - FLAMENCO - O grande violonista deixou sua impressão digital no ritmo que remonta às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. No Flamenco, usam-se violões, castanholas e cajón.
Javid Baku - commons wikimedia
GARDEL ( 1890-1935 ) - TANGO - Alguns sustentam que ele nasceu em 1890 na França; outros, em 1887, no Uruguai. O fato é que Gardel é um ícone da Argentina, referência mundial de Tango, ritmo que mistura drama e paixão.
Dominio Publico
BOB MARLEY (1945-1981) - REGGAE - Cantor e compositor jamaicano, eternizou o reggae no planeta. Via a música como ritmo, expressão, espiritualidade e símbolo de resistência.
Celeb Journey - Flickr
LUIZ GONZAGA (1912-1989) - BAIÃO - O "Rei do Baião", é o maior expoente do gênero típico do Nordeste, derivado do lundu. Tocava sanfona, zabumba e triângulo. Autor de "Asa Branca", influenciou uma geração de músicos com sua cultura popular. Entre eles, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Foto Acervo Arquivo Nacional
CAPIBA (1904-1997) - FREVO - Compositor e pianista pernambucano, é o maior compositor de frevos do Brasil. Seu pai era maestro e Capiba, aos 8 anos, já tocava trompa.
Foto -Acervo-Fundaj-MEC
B.B.KING (1925-2015) - BLUES - Compositor e cantor americano, apelidado de "Rei do Blues". Um expoente no gênero, com reconhecimento mundial.
By Robbie Drexhage - commons wikimedia
JAMES BROWN (1933-2006) - SOUL - Um dos cantores mais influentes do século XX na música mundial. Cantou vários estilos, mas foi o Rei do Soul. Influenciou muitos artistas. Em vida, vendeu mais de 100 milhões de discos.
Dominio Publico
BEETHOVEN (1770-1827) - SINFONIA - O músico alemão, mesmo enfrentando problemas auditivos que o levaram à surdez, deixou sinfonias consideradas pérolas. A 9ª Sinfonia foi levada ao espaço como símbolo de música da humanidade.
Joseph Karl Stieler domínio público
BEATLES (Atividade:1960-1970)- ROCK - Banda de rock britânica que explodiu e se manteve nas alturas entre 1960 e 1970, tornando-se mito do rock, o grupo mais cultuado no cenário musical: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Divulgação
JACOB DO BANDOLIM (1918-1969) - CHORINHO - foi um dos grandes músicos do choro, modernizando o estilo com a introdução de outros instrumentos não usuais no gênero, como o sanfona e o vibrafone.
Domínio público
ROBERTO CARLOS/JULIO IGLESIAS (Roberto: 1941/ Iglesias: 1943)- MÚSICA ROMÂNTICA - Dois nomes definitivos em seus países de origem (Brasil e Espanha), com adesão de fãs pelo mundo. São exemplos de artistas que apostam nas canções de amor para manter o público fiel. Roberto tem 80 anos; Julio, 78. Ambos na ativa.
Reprodução do site Portal SPLISH-SPLASH
PRINCE (1958-2016) - FUNK - Um dos músicos mais completos da história, compôs, cantou e tocou (diversos instrumentos) em diversos ritmos. Eclético, deixou pérolas no Pop, Funk, Rock, R&B, Jazz e Soul. Mas é mais associado ao Funk. Nascido em Minneapolis, o que tinha de baixinho (1.57m) tinha de gigante na música. Eterno,
Reprodução Instagram @prince

Veja mais Top Stories