Mistério na Antártida: Robô some na Geleira do Juízo Final
Por Flipar
A missão principal de Ran era explorar a geleira Dotson, conhecida como "geleira do Juízo Final", e coletar dados sobre o derretimento do gelo e seu impacto no aumento do nível do mar.
reprodução/Filip Stedt
Durante 27 dias, o submarino mapeou a região subglacial, revelando uma paisagem complexa com formações nunca antes vistas, como picos, vales e formações semelhantes a dunas, indicando a presença de fluxos de água e a influência da rotação da Terra.
Imagem de 358611 por Pixabay
O desaparecimento de Ran é um mistério, mas as informações coletadas pelo submarino antes de perder contato são de grande valor para a comunidade científica, fornecendo dados cruciais para entender as mudanças climáticas e seus impactos no planeta.
Makri27 por Pixabay
O degelo na Antártida está deixando o alerta cada vez mais ligado em todo o mundo. Trilhões de toneladas de gelo derreteram nas plataformas protetoras da Antártida.
NASA wikimedia commons
O Glaciar Thwaites está mais vulnerável ao degelo do que se pensava. Especialistas da Universidade da Califórnia usaram dados de radar do espaço para fazer uma espécie de raio-x da região.
Alexandra Mazur - University of Gothenburg
A Antártida é um locais mais incríveis do planeta. O Planalto Antártico Leste é considerado o lugar mais frio do mundo. Veja curiosidades dessa maravilha natural!
ilangr por Pixabay
O registro foi na Estação Vostok, uma base científica russa. No entanto, também houve registro de - 93,2ºC, em agosto de 2010, mas feito por satélites de sensoriamento remoto.
David Mark por Pixabay
Além de continente mais frio do mundo, a Antártida também é o mais seco. As chuvas são tão raras que o continente é conhecido como "deserto polar". A Antártida rodeia o Polo Sul.
zhrenming por Pixabay
Os cientistas estudam a vida no local, além da geografia e do clima. O continente é considerado o ideal, inclusive, para estudar Astronomia. Afinal, quase não há chuva e não existe poluição ou avião no céu.
Siggy Nowak por Pixabay
O turismo na Antártida vem crescendo devido à curiosidade sobre o continente gelado e o avanço da tecnologia. Empresas de navios fazem pacotes para cruzeiros até lá.
Sybille H. por Pixabay
No verão de 2020, a Antártida registrou uma temperatura recorde de 18,3ºC. O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas afirmou que o continente está derretendo numa velocidade seis vezes maior do que há 40 anos.