Aos 95 anos, Fernanda Montenegro estrela novo filme: Trailer de ‘Vitória’ é lançado

Por Flipar

A produção tem Andrucha Waddington na direção. O roteiro é de Paula Fiúza, viúva do diretor Breno Silveira (?2 Filhos de Francisco?), que faleceu vítima de um infarto fulminante durante as filmagens em Pernambuco.
Reprodução
?Vitória? é baseado em uma história real contada no livro ?Dona Vitória da Paz?, de autoria do jornalista Fábio Gusmão. A obra retrata a luta da personagem para denunciar um esquema de tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Divulgação
Uma das mais aclamadas atrizes brasileiras de teatro, cinema e televisão, Fernanda Montenegro completou 95 anos em 16/10/2024.
Reprodução
A atriz foi eleita a mulher mais admirada do Brasil em 2023 em uma pesquisa divulgada em junho daquele ano.
- Reprodução Instagram
A pesquisa foi realizada com 1.506 pessoas, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. O resultado, porém, só foi divulgado em 16/6. Fernanda ganhou pelo quarto ano seguido, o que só reforça o quanto ela é admirada no país.
Walter Craveiro /FLICKR
Fernanda Montenegro nasceu em 16/10/1929, no Rio de Janeiro. Seu nome de batismo, porém, é Arlette Pinheiro Monteiro Torres. Aos 15 anos, ela fez um concurso para ser locutora da Rádio Ministério da Educação e Saúde, atual Rádio MEC.
Arquivo Nacional /FLICKR
Logo no primeiro ano, Montenegro atuou em "Baila Comigo", de Manoel Carlos. Ela já tinha tanto respeito que o papel, Sílvia Toledo, foi feito "sob encomenda". Ainda em 81, fez "Brilhante". Já em 1983, também mostrou ser grande comediante em "Guerra dos Sexos". A obra é um grande clássico da Globo.
- Reprodução Instagram
Fernanda Montenegro é amplamente reconhecida como a maior atriz da história brasileira de todos os tempos. Ela é famosa até fora do Brasil, o que é algo muito difícil para atores. São 91 prêmios, além de 119 indicações, incluindo um para o Oscar.
- Reprodução Instagram
A indicação de Fernanda Montenegro foi justamente por sua atuação no filme "Central do Brasil". Foi a primeira latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz. É também a única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa.
Oswaldo Samsom /FLICKR
Neste ano, Fernanda Montenegro comemorou 80 anos de carreira com o monólogo ?Cerimônia do Adeus?. No espetáculo, ela fez a leitura dramatizada do texto de Simone de Beauvoir.
Viva - wikimedia commons

Veja mais Top Stories