História e cultura: Creta é considerada o berço da civilização minoica, uma das mais antigas da Europa.
wikimedia commons Jebulon
Os vestígios dessa civilização podem ser encontrados em diversos sítios arqueológicos espalhados pela ilha, como o Palácio de Cnossos, em Heraclião, a capital de Creta.
wikimedia commons Bernard Gagnon
A ilha também possui uma rica história medieval, com diversos castelos e fortalezas que podem ser visitados.
wikimedia commons C messier
Creta também foi palco de importantes eventos históricos, como a Batalha de Creta, durante a Segunda Guerra Mundial.
domínio público
Belezas naturais: A ilha grega é um paraíso para os amantes da natureza, com paisagens montanhosas e picos que ultrapassam 2.000 metros de altitude, desfiladeiros impressionantes, como o desfiladeiro de Samaria, o maior da Europa.
Makalu por Pixabay
Quem estiver disposto a caminhar bastante (cerca de 6 a 8 horas, dependendo do seu ritmo) pode seguir uma trilha que passa pelas paredes do desfiladeiro, que chegam a quase 300 metros de altura! No final, é servida uma refeição em uma taverna com vista para o Mar Mediterrâneo.
Albrecht Fietz por Pixabay
Destaques à parte, as praias de Creta são famosas por suas águas cristalinas e areias douradas. Algumas das mais populares da ilha são Elafonisi (foto), Balos, Falasarna e Vai.
wikimedia commons dronepicr
Cidades e vilas: Creta possui diversas cidades e vilas charmosas que vale a pena visitar. Heraclião, a capital da ilha, é uma cidade moderna com um centro histórico interessante.
wikimedia commons JohnnyB
Já Chania, a segunda maior cidade de Creta, é conhecida por seu porto veneziano e suas ruas estreitas. Rethymno é outra cidade histórica com um belo centro medieval.
flickr dronepicr
Um dos dos pratos típicos mais conhecidos de Creta é o "dakos", uma salada com tomate, pepino e queijo feta.
wikimedia commons Frente
Outros pratos bem populares são o "gamopilafo", um risoto com carne de cabra (foto), e o "kalitsounia", um pastel recheado com queijo ou verduras.