Suástica: Nazistas lançaram trevas sobre símbolo clássico de prosperidade

Por Flipar

A suástica, porém, é um símbolo muito antigo, que remonta a 5 mil anos, e que esteve presente em várias culturas ao redor do mundo. Antes de ser associado ao regime nazista, a suástica tinha conotações positivas, simbolizando prosperidade, sorte e espiritualidade em culturas como a hindu, budista e em antigas civilizações europeias.
MennasDosbin - wikimedia commons
Os símbolos - sejam usados de forma prática no dia a dia, sejam cercados de misticismo e superstições - permitem uma comunicação visual rápida, representando ideias, conceitos ou emoções. Confira agora o significado de símbolos populares!
montagem / flickr / wikimedia commons
O S.O.S. é um dos mais famosos. Ele teve origem nos regulamentos de rádio marítimo do governo alemão em 1º de abril de 1905. Foi aprovado pela Convenção Internacional de Radiotelegrafia em 1906, apenas como sequência de sinais, sem abreviação. Em 1908, tornou-se o SOS que ate hoje todos conhecem. Uma espécie de Save Our Souls (Salve nossas almas).
Imagem de Gordon Johnson por Pixabay
Quando no formato de código Morse, esse sinal é grafado (? ? ? ??? ??? ??? ? ? ?) e transmitido segundo esse padrão.
Domínio público
O SOS (às vezes grafado com pontos - S.O.S) é um símbolo conhecido no mundo inteiro, com a facilidade de ser um ambigrama, visto da mesma forma se estiver de cabeça para baixo ou de trás para frente. Tem sido usado largamente para pedidos de socorro , inclusive, por pessoas comuns, pela facilidade de entendimento da expressão.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Flor-de-Lis: O símbolo foi adotado pela realeza francesa no século XII. Ele foi usado no brasão de armas dos reis da França e também em outros símbolos da monarquia. Há teorias que associam a flor-de-lis à pureza e renovação.
Imagem Freepik
Ankh: O Ankh era usado na arte e na escrita egípcias para representar a palavra "vida" e, por extensão, como um símbolo da própria vida. Acredita-se que o símbolo tenha surgido na Quinta Dinastia do Egito, por volta de 2500 aC.
Flickr Cpt@
OM: Acredita-se que a origem do OM remonte à época dos Vedas, antigos textos sagrados do hinduísmo. É um dos símbolos mais antigos do mundo e costuma ser associado à Essência Primordial da Vida.
Imagem Freepik
Mandala: A palavra mandala vem do sânscrito e significa "círculo" ou "objeto em forma de disco". Ela é uma figura geométrica que representa a totalidade, a unidade e o equilíbrio.
Flickr Lucus2006
Fênix: O mito da fênix é encontrado em várias culturas, incluindo a egípcia, a grega, a romana e a chinesa. Na cultura egípcia, era conhecida como benu, uma ave sagrada que era associada ao Rá, o deus Sol. Também é associada à renovação e ao renascimento.
Flickr lu CRIS
Esquadro e compasso (Maçonaria): É composto pelo esquadro, associado à justiça, ordem e equilíbrio e o compasso, ligado à prudência, moderação e circunspecção. Os dois juntos simbolizam harmonia e fraternidade.
Wikimedia commons EricCable

Veja mais Top Stories