Fundada ‘duas vezes’, Buenos Aires atrai pela intensa vida cultural

Por Flipar

Em 1836, o militar Pedro de Mendoza já havia fundado Buenos Aires, mas um ataque dos índios querandíes fez os colonizadores abandonarem a localidade.
Flickr hectorlo
A capital argentina é oficialmente chamada de Cidade Autônoma de Buenos Aires desde 1994 pelo fato de não fazer parte da província de Buenos Aires, apesar de estar dentro dela em termos geográficos.
Deensel/Wikimédia Commons
Localizada na foz do Rio Prata, Buenos Aires recebeu no século XX um grande número de imigrantes italianos, assim como aconteceu em São Paulo.
Roberto Fiadone/Wikimédia Commons
As pessoas nascidas na área da cidade autônoma são denominadas portenhas (?pessoa do porto?), enquanto as do restante da região metropolitana e da província de Buenos Aires são chamadas de bonaerenses.
Freepik
O papa Francisco, por exemplo, é portenho. Nascido Jorge Mario Bergoglio, o sumo pontífice da Igreja Católica é natural do bairro de Flores, na cidade de Buenos Aires.
Divulgação/Vaticano
Buenos Aires é um importante destino turístico por sua arquitetura de influência europeia - especialmente francesa e inglesa - e intensa vida cultural.
Omar Medina por Pixabay
Pesquisa publicada pela revista britânica Time Out no fim de 2023 apontou Buenos Aires como a quarta cidade mais cultural do mundo.
reprodução youtube
O trabalho, que consultou mais de 21 mil pessoas sobre diferentes aspectos, apontou como melhores atrações da cidade argentina os teatros, bibliotecas e manifestações artísticas de rua.
Imagem de janeannecraigie por Pixabay
A cosmopolita Buenos Aires tem famosos pontos turísticos, como o Caminito, no bairro operário de La Boca, com suas casas coloridas e onde fica o estádio do Boca Juniors, mais popular clube de futebol argentino.
Flickr Márcio Salim
O futebol pulsa em Buenos Aires. A cidade é uma das mais fartas em clubes de futebol. Além do Boca Juniors, lá estão outros campeões da Copa Libertadores: River Plate, San Lorenzo, Argentinos Juniors, Racing e Vélez Sarsfield.
Elemaki/Wikimédia Commons
O governo local orgulha-se do status de capital mundial do tango, gênero musical surgido no século XIX que tem no lendário Carlos Gardel seu maior expoente.
Divulgação
Em Buenos Aires está a Avenida 9 de Julho, considerada a mais larga do mundo (140 metros de largura). Inaugurada em 1937, ela foi projetada pelo arquiteto francês Carlos Thays.
Pavel Spindler/Wikimedia Commons
Um atributo muito valorizado pelos portenhos é a presença marcante das livrarias em Buenos Aires, como a exuberante El Ateneo.
Imagem de Pixabay
Outro símbolo portenho é o Teatro Colón, uma das mais importantes casas de ópera do mundo, palco onde se apresentaram monstros sagrados da música clássica como o tenor italiano Enrico Caruso e a diva Maria Callas.
Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires/Wikimédia Commons
O bairro de Puerto Madero, área portuária revitalizada e com ares sofisticados, com restaurantes e arranha-céus comerciais, também atrai turistas.
Imagem de Monica Volpin por Pixabay
Em Buenos Aires está a sede da presidência da República Argentina, a Casa Rosada. A edificação situa-se à frente da Praça de Maio (Plaza de Mayo), palco de muitas manifestações políticas.
Imagem de julian zapata por Pixabay

Veja mais Top Stories