Jet d’eau – o jato d’água gigante – é um dos principais símbolos de Genebra, na Suíça

Por Flipar

No entanto, quando os operários terminavam o seu dia de trabalho, havia um excesso de pressão na rede. As bombas da central elétrica tiveram de ser prontamente desligadas pelos seus operadores.
Imagem de loic Tijsseling por Pixabay
Foi, então, instalada uma válvula de segurança, com a qual podia ser controlada a pressão. Ao abri-la, uma fonte de água jorrou para o alto. A fonte tinha apenas 30 metros de altura, só podia ser vista à noite e encontrava-se no final do edifício da central elétrica.
Andrew Parnell wikimedia commons
A fonte deixou de ser necessária como válvula de descompressão, porém os transeuntes apreciavam o jato de água. Genebra, então, decidiu torná-la uma atração turística. O segundo Jet d?eau foi colocado, então, num local mais proeminente no Jetée des Eaux-Vives.
Dennis Jarvis wikimedia commons
No primeiro momento, a fonte ligada à rede de água potável só era acionada aos domingos e feriados. Entretanto, a partir de 1906, era possível admirá-la ocasionalmente durante a semana em virtude de sua grande popularidade.
Christel por Pixabay
O novo sistema de bombeamento autónomo, parcialmente localizado abaixo da linha de água, ejeta 500 litros de água por segundo a uma velocidade de 200 km/h.
Luispizarro wikimedia commons
As duas bombas da empresa suíça Sulzer, denominadas de Jura e Saléve, lançam 7 toneladas de água para o alto. Além disso, o Jet d?eau tem um bocal que permite um jato de água com um diâmetro de 16 cm na base.
Romano1246 wikimedia commons
Genebra é uma cidade da Suíça, localizada no Cantão de Vaud, no oeste do país. Ela figura como a segunda mais populosa cidade do país, depois de Zurique.
Imagem de bani ozn por Pixabay
Genebra apareceu pela primeira vez na história como uma cidade fronteiriça, fortificada contra os celto-germânicos helvécios, chamada pelos romanos de Genava e conquistada por eles em 121 a.C.
Imagem de Barcha por Pixabay

Veja mais Top Stories