Baphomet e seu impacto visual: Estátua de cabra chifruda assusta vizinhança e viraliza

Por Flipar

"Vizinho novo chegou causando no bairro", disse o post de Ivan Almeida, que viralizou na web, ultrapassando 9 milhões de views.
Reprodução Twitter
A representação mais conhecida de Baphomet foi criada por Eliphas Lévi (1810-1875) - escritor, ocultista e filósofo francês, um dos expoentes do ocultismo moderno. Autor de obras como Dogma e Ritual da Alta Magia, ele combinou cabala, alquimia e misticismo cristão em sua abordagem esotérica. Influenciou tradições ocultistas posteriores, como a Teosofia e a Ordem Hermética da Aurora Dourada.
domínio público
A casa do bairro Alvorada pertence à mãe de santo Michelly da Cigana, que decidiu instalar a imagem "por ordem divina". Ela diz que Belzebu (outro nome dado a Baphomet) transformou sua vida para melhor.
Arquivo pessoal
Os faunos eram divindades do campo que viviam por bastante tempo e atuavam como intermediários entre os animais e o mundo dos deuses.
Rufus46 - Wikimédia Commons
No Quimbanda (segmento da Umbanda que usa exus em suas práticas), Baphomet ou Belzebu também é chamado de "Maioral" ou "Saravá Exu Maioral". Há livros sobre o tema.
Divulgação
De acordo com os religiosos desse segmento, Baphomet - que tem corpo de homem, cabeça de bode e asas - age conforme a intenção da pessoa que busca por ele.
Domínio público
Portanto, em linhas gerais, a conexão de Baphomet com satanismo se deveu a processos da Inquisição contra os Templários no século XIV, quando a ordem foi acusada de heresia e de adorar o 'ídolo'. Éliphas Lévi, no século 19, reinterpretou Baphomet como símbolo esotérico de dualidade (luz e trevas, bem e mal) e equilíbrio universal. Mesmo assim, a imagem continuou erroneamente associada a práticas satânicas.
Imagem de Dmytro por Pixabay

Veja mais Top Stories