Arqueólogos encontram arco e flecha de 7 mil anos na Espanha
Por Flipar
As relíquias foram encontradas na "Caverna dos Morcegos" (?Cueva de los Murciélagos?), que fica localizada em Granada, no sul da Espanha.
wikimedia commons Nikater
Segundo os pesquisadores, os arcos encontrados utilizavam uma técnica avançada de torção para criar materiais fortes e flexíveis.
Zeljko Vranjevac por Pixabay
A descoberta também confirma o uso de junco na fabricação das flechas, uma hipótese discutida por décadas por especialistas.
Wolfgang Gerth por Pixabay
Os primeiros arcos eram feitos de madeira simples e utilizavam tendões de animais ou fibras vegetais como corda, enquanto as flechas eram equipadas com pontas de pedra lascada.
wikimedia commons Luiz79
Com o tempo, os arcos passaram a ser construídos com materiais diversos, como madeira, chifre e tendões, permitindo maior eficiência e alcance.
flickr - National Library of Australia
No Japão feudal, o arco (conhecido como "yumi") foi usado tanto para a guerra quanto em práticas espirituais, como o ky?d?, uma forma de tiro com arco que persiste até hoje.
flickr - inazakira
Na Idade Média europeia, o arco longo inglês (longbow) tornou-se uma arma lendária, famoso por seu papel em batalhas como a de Agincourt, durante a Guerra dos Cem Anos.
wikimedia commons Simon A. Eugster
Hoje, o arco e flecha é praticado globalmente, tanto em competições como em atividades recreativas.