O ator foi indicado (Melhor ator coadjuvante), em 1995, ao encarnar Jules Winnfield, no filme de Quentin Tarantino 'Pulp Fiction - Tempo de Violência' (1994). Contudo, perdeu para Martin Landau, que levou o prêmio por sua versão do Ãcone do terror Bela Lugosi, em 'Ed Wood' (1994) de Tim Burton.
Em Chattanooga, ele estudou na Riverside High, uma escola segregada onde, durante alguns anos, tocou trompa e trompete na orquestra escolar. O ator fez faculdade na Morehouse College, de Atlanta, onde co-fundou um grupo chamado "Just Us Theater".
Reprodução Instagram
Depois do assassinato, em 1968, do lÃder pacifista pela igualdade racial nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr., Jackson participou do funeral como um dos recepcionistas. Ele participou, em Memphis, para da marcha pela igualdade.
Reprodução Instagram
Samuel L. Jackson teve pequenas participações em "Um PrÃncipe em Nova York" (1988), "Faça a Coisa Certa" (1989) e aparições rápidas em "O Exorcista III" (1990) e "Os Bons Companheiros" (1990). Desde lá, já esbanjava talento e carisma.
Jackson, por sua vez, nunca concordou muito com a decisão da Academia, ao perder o prêmio para Martin Landau, de 'Ed Wood' (1994). Em uma entrevista ao The Times em 2022, o astro declarou que "deveria ter ganhado aquela estatueta".