Reino Unido está pagando para estrangeiros deixarem o país

Por Flipar

Com a condição, ela está proibida de retornar ao país europeu por cinco anos.
arquivo pessoal
Segundo o jornal The Guardian, mais de 600 brasileiros, incluindo 109 crianças, foram deportados em voos secretos entre agosto e setembro de 2024, sendo a maioria por meio deste programa.
Imagem de Gerhard por Pixabay
O Guardian destacou ainda que as crianças deportadas faziam parte de famílias e muitas estavam matriculadas em escolas, tendo vivido boa parte ou toda a vida no Reino Unido.
marlon rondal Pixabay
Ana Claudia Morais, de São Simão (GO) trabalhava como faxineira em Londres desde 2021 e foi tentar a vida fora para conseguir dinheiro e construir uma casa no Brasil.
reprodução/redes sociais
Ela soube por meio de um centro de apoio a brasileiros em Londres sobre a possibilidade de aderir ao programa de retorno voluntário, que oferecia passagem aérea e assistência financeira.
Kai Pilger por Pixabay
"Eu entrei em contato com a embaixada britânica, pedia a ajuda e eles me responderam com a passagem de volta e o suporte financeiro", explicou a brasileira.
reprodução/redes sociais
"Eu decidi fazer isso porque eu tinha ido ganhar um dinheiro para construir a minha casa que eu não tinha condições aqui no Brasil", contou Ana Claudia.
reprodução/redes sociais
"Foram três anos mandando o dinheiro para a obra e eu tinha como meta que, assim que acabasse, eu voltaria. Eu tenho dois filhos que ficaram no Brasil", disse.
svklimkin por Pixabay
A brasileira viajou em um voo comum e teve como companhia apenas outro brasileiro participante do mesmo programa.
RENE RAUSCHENBERGER por Pixabay
"Eles separavam as pessoas, colocavam no máximo quatro pessoas por voo, em voos comerciais. Não eram voos fretados", explicou ela.
Pixabay
Ao chegar ao Brasil, Ana foi orientada a sacar o dinheiro fornecido pelo programa o mais rápido possível.
freepik shayne_ch13
"Eles deram esse dinheiro como que para nos ajudar a nos reestabelecer no país de origem, mas reforçavam que era para tirar tudo no cartão que deram assim que chegasse ao Brasil", contou.
pikisuperstar/Freepik
O governo britânico afirmou que está implementando um plano para aumentar a deportação de imigrantes ilegais, com o objetivo de reduzir a dependência de hotéis e economizar cerca de 4 bilhões de libras nos próximos dois anos.
PublicDomainPictures por Pixabay
Porém, em junho, o primeiro voo para deportar requerentes de asilo para Ruanda foi suspenso após uma decisão do tribunal europeu de direitos humanos.
flickr Dave Proffer

Veja mais Top Stories