Menina ou gata? Curiosidades e controvérsias da Hello Kitty

Por Flipar

Mais especificamente, a personagem foi idealizada pela designer da Sanrio, a japonesa Yuko Shimizu.
Georges Seguin /Wikimédia Commons
Um ano depois da criação, Yuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída pela designer Setsuko Yonekubo, que assumiu a Hello Kitty por cinco anos até 1980, quando Yuko Yamaguchi (foto) assumiu. Ela está na liderança da marca até hoje.
reprodução
Apesar da aparência de gata, Hello Kitty não é um animal como muitos pensam, mas sim uma personificação de alguém real.
Flickr Jay Tilston
Por isso, quando criou a personagem, a empresa japonesa estabeleceu que ela seria uma menina britânica de 3ª série do signo de Escorpião.
Divulgação
O design simplista da personagem -- sem boca e com um laço vermelho -- ajudaram a torná-la um ícone versátil e atemporal.
Divulgação
Apesar de ser uma personagem sem boca, a Hello Kitty consegue expressar uma variedade de emoções e personalidades por meio de suas diferentes poses e acessórios.
Reprodução Facebook POP MART
A Hello Kitty é conhecida por seu estilo kawaii, que significa "fofo" ou "bonitinho" em japonês.
Divulgação
A personagem tem uma irmã gêmea chamada Mimmy, além de outros amigos e familiares como My Melody, Kuromi e Keroppi.
Divulgação
Em meados de 2010, a empresa japonesa transformou a personagem em um fenômeno global de marketing, avaliado em US$6 bilhões anualmente. Em 2014, esse valor aumentou para US$8 bilhões anuais!
Imagem de Markus por Pixabay
Desde 2019, a Hello Kitty é a segunda franquia de mídia mais valiosa de todos os tempos, gerando US$80 bilhões em vendas de varejo ao longo da vida, ficando atrás apenas de Pokémon.
Reprodução Facebook POP MART
A personagem se tornou uma das mais queridas e icônicas não só do Japão, mas do mundo todo.
Imagem de Vinson Tan ( ? ? ? ) por Pixabay
A Sanrio já promoveu a Hello Kitty até em avião comercial, um Airbus A330-200 a jato, denominado "Hello Kitty Jet".
derivative work/Wikimédia Commons
A personagem também já foi alvo de parcerias com marcas de luxo, como a Simmons Jewelry Co. e a Louis Vuitton, que lançou um carro, chamado "Hello Kitty Mini".
Takeaway /Wikimédia Commons
A personagem também já estrelou desenhos animados, filmes, videogames e até mesmo shows musicais.
Reprodução Youtube
Em março de 2024, em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, cinquenta artistas brasileiros foram selecionados para colaborarem na pintura de uma estátua da personagem. O "Hello Kitty Parade" foi promovido pela Sanrio Brasil, responsável pelos direitos da personagem.
Instagram @iannacconearts
Uma das artistas foi a designer Ana Carolina Iannaccone, de Florianópolis (SC). Ela viajou a São Paulo, já que as pinturas estavam concentradas na Estação Barra Funda da CPTM. "A Hello Kitty fez parte da minha infância. Corri para participar. Fui selecionada e fiquei feliz demais".
Instagram @iannacconearts
No evento, as pinturas deveriam ser feitas em uma escultura da Hello Kitty de fibra de vidro, com dimensões de 110 cm de altura, 30 cm de base e 100 cm de diâmetro.
divulgação

Veja mais Top Stories