Pra quem não viu: Chaves voltou ao SBT após quatro anos fora do ar

Por Flipar

Em 2023, a atriz Florinda Meza, famosa por interpretar a personagem Dona Florinda em "Chaves", chegou a se manifestar lamentando o "sumiço" do programa de comédia da TV.
Reprodução/Instagram
"Em uma compra e venda, há um comprador e um ou mais vendedores. Neste caso, dois. O comprador já tentou por quatro vezes fazer o negócio", declarou Meza à época em vídeo postado nas suas redes sociais.
Reprodução/Instagram
A atriz é viúva de Roberto Bolaños, o criador do seriado e intérprete do personagem principal - assim como no caso de "Chapolin".
Divulgação
O pronunciamento de Florinda Meza foi interpretado por seguidores como uma indireta aos filhos e herdeiros de Bolaños.
Reprodução/Instagram
O retorno ao SBT veio com críticas sobre o uso de inteligência artificial no seriado. Depois de sofrer algumas críticas de telespectadores, o SBT se pronunciou sobre a aplicação desse artifício tecnológico em alguns trechos da série.
Televisa wikimedia commons
Além disso, o comunicado do SBT garantiu que as sugestões dos espectadores "serão levadas em consideração, sempre objetivando a reprodução tal como foi captada".
Em julho de 2020, o famoso programa mexicano de humor parou de ser exibido no Brasil por SBT e Multishow. O mesmo aconteceu em mais de 20 países.
Reprodução/Chaves
A razão para o sumiço era um desacordo comercial entre a Televisa, emissora mexicana que produziu o seriado, e herdeiros de Roberto Gómez Bolaños, morto em 2014.
divulgação
Os herdeiros de Bolaños, intérprete de Chaves e também Chapolin (outra seriado), ficaram com os direitos intelectuais da obra, incluindo personagens e roteiros, por meio do Grupo Chespirito.
Reprodução/ Chaves
A Televisa pagava ao Grupo Chespirito para poder distribuir o seriado e o contrato não foi renovado.
Televisa/Wikimedia Commons
Presidente do Chespirito, Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, condicionou a extensão do acordo a um aumento no valor desembolsado pela emissora mexicana. A Televisa não topou e o programa parou de ser exibido.
Divulgação/SBT
O SBT, emissora de Silvio Santos (morto em 17/8/2024), emitiu comunicado à época lamentando o imbróglio: "O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente o seriado há tantos anos na emissora?.
divulgação/sbt
O ator Édgar Vivar, intérprete do personagem Seu Barriga, falou em entrevista ao portal UOL de sua tristeza com o fato: "Quero que 'Chaves' volte a ser transmitido logo, é assustador o que está acontecendo".
Reprodução/Chaves
"Chaves" teve sete temporadas como seriado independente, entre 1973 e 1980.
Reprodução
Apenas quatro atores do seriado estão vivos: Edgar Vivar, nascido em 28 de dezembro de 1948 (Seu Barriga e Nhonho), Florinda Meza, nascida em 8 de fevereiro de 1949 (Dona Florinda), María Antonieta de las Nieves, nascida em 4 de dezembro de 1949 (Chiquinha) e Carlos Villagrán, nascido em 12 de janeiro de 1944 (Quico).
Reprodução
Rubén Aguirre, consagrado como Professor Girafales, morreu em 2016 aos 82 anos.
Reprodução
Angelines Fernández, Dona Clotilde (a Bruxa do 71), morreu aos 69 em 1994.
Reprodução

Veja mais Top Stories