Independência da Lituânia simbolizou colapso da União Soviética; saiba por quê

Por Flipar

Essa independência, entretanto, enfrentou desafios devido à instabilidade política e às ameaças territoriais de países vizinhos. A independência plena só foi consolidada após conflitos com a Polônia e a Rússia Soviética.
BigHead/Wikimédia Commons
Isso porque, em 1940, a Lituânia foi anexada pela União Soviética, recuperando sua independência definitiva apenas em 11 de março de 1990.
Reprodução do site Enciclopedia Global
Com isso, a Lituânia se tornou a primeira república soviética a declarar independência, um marco crucial no colapso da URSS. Até hoje essa data simboliza a luta pela liberdade e pela identidade nacional lituana.
wikimedia commons/Kaihsu Tai
Em dezembro de 2024, vários artefatos reais do século 16 foram achados por pesquisadores em um nicho secreto de uma parede da Catedral de Vilnius, que fica na Lituânia.
Montagem - Divulgação/Aist? Karpyt?/Arquidiocese de Vilnius
Estudos apontam que os itens, desaparecidos desde 1939, foram escondidos para que eles ficassem protegidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Montagem - Divulgação/Aist? Karpyt?/Arquidiocese de Vilnius
Segundo a equipe, os objetos pertenciam especificamente a Alexandre Jagiellon (Grão-Duque da Lituânia e Rei da Polônia), Isabel da Áustria (foto) e Barbara Radziwi?l (esposas de Sigismundo II Augusto, um dos sucessores de Jagiellon).
domínio público
Localizada no nordeste da Europa, a Lituânia é o maior e mais ao sul dos três Estados Bálticos, que incluem também a Estônia e a Letônia.
Peter Fitzgerald/Wikimédia Commons
A capital e maior cidade do país é Vilnius, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO; tem cerca de 540 mil habitantes.
Flickr volkgreu
Com uma história que remonta a mais de mil anos, a Lituânia foi um dos maiores estados da Europa durante a Idade Média, estendendo seu domínio por vastas áreas da Europa Oriental.
Ted/Wikimedia Commons
Atualmente, a Lituânia é uma república parlamentarista e faz parte da União Europeia, da OTAN e de várias outras organizações internacionais.
Imagem de Wolfgang Eckert por Pixabay
A língua lituana, uma das línguas bálticas mais antigas, é falada pela maioria da população. A moeda oficial é o euro, adotado em 2015.
wikimedia commons FrostAwx
A paisagem da Lituânia é predominantemente plana, com vastas florestas, lagos e áreas agrícolas.
reprodução/youtube
Colina das Cruzes, localizada perto da cidade de Šiauliai, é um dos marcos mais emblemáticos do país e um símbolo de resistência e fé.
Flickr Adam Pyrkosz
Outro destaque é o Istmo da Curlândia, um estreito de areia que separa o Mar Báltico da Lagoa da Curlândia, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
wikimedia commons A.Savin
O centro histórico barroco bem preservado de Vilnius, e Kaunas, que será a Capital Europeia da Cultura em 2025, são atrativos imperdíveis do país.
wikimedia commons BigHead

Veja mais Top Stories