Mais de R$ 3 trilhões: Apple é a marca mais valiosa do mundo pela 2ª vez consecutiva
Por Flipar
Criada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, a empresa começou em uma garagem na Califórnia, com o objetivo de desenvolver computadores pessoais acessíveis.
wikimedia commons/Latestgadgetspriceinbangladesh
Seu primeiro produto, o Apple I, foi um computador pessoal desenvolvido por Wozniak, mas foi com o lançamento do Apple II (foto), em 1977, que a empresa ganhou destaque no mercado de computadores pessoais.
wikimedia commons/Rama
Nos anos 1980, a Apple continuou a inovar com o lançamento do Macintosh (1984), o primeiro computador com uma interface gráfica do usuário (GUI) e mouse a ser comercializado com sucesso.
Divulgação Apple
Conflitos internos e a saída de Steve Jobs em 1985 levaram a empresa a um período de declínio, com produtos menos impactantes e perda de participação no mercado.
Flickr Creative Commons
A virada da marca ocorreu com o retorno de Steve Jobs em 1997, após a aquisição da NeXT, empresa que ele fundou após deixar a Apple.
flickr - JD Lasica
Jobs reestruturou a empresa, simplificou a linha de produtos e focou na inovação. O lançamento do primeiro iMac, em 1998, foi um marco importante.
wikimedia commons/Felix Winkelnkemper
No início dos anos 2000, a Apple lançou o iPod, um tocador de música digital que revolucionou a indústria da música.
Divulgação Apple
A iTunes Store, loja virtual de música da Apple, também foi um sucesso por muitos anos.
flickr - NASA Goddard
Em 2007, a Apple mudou a indústria da telefonia ao lançar o iPhone. Foi a partir dali que surgiu o conceito de "smartphone" usado até hoje.
Divulgação Apple
Em 2010, a empresa lançou o iPad, um tablet que criou uma nova categoria de dispositivos.
flickr - matt buchanan
O sucesso da Apple é impulsionado por seu ecossistema integrado, que inclui hardware, software e serviços.
pixabay
Além disso, a Apple investiu pesadamente em serviços como o iCloud, Apple Music, Apple TV+, Apple Pay e Apple Arcade, diversificando ainda mais suas fontes de receita.
divulgação
Outro destaque é o Apple Watch, lançado em 2015, que se tornou um dos smartwatches mais populares do mercado, e os AirPods, que revolucionaram o mercado de fones de ouvido sem fio.
domínio público/Creative Commons
Além disso, a Apple é conhecida por seu marketing altamente eficaz, com lançamentos de produtos antecipados e eventos que geram grande expectativa.
flickr - Jorge Láscar
Sua sede, o Apple Park, em Cupertino, Califórnia, é um edifício futurista em forma de anel, símbolo da inovação da empresa.