‘Rei do Ritmo’: o talento especial de Jackson do Pandeiro

Por Flipar

Natural de Alagoa Grande, Paraíba, ele ajudou a revolucionar a música popular brasileira, incorporando ritmos nordestinos como o forró e o baião ao cenário musical nacional.
reprodução
Jackson do Pandeiro compôs e interpretou inúmeros sucessos que marcaram a música brasileira, como "Mangueira", "Forró do Limoeiro" e "Feitiço da Vila". Sua música era uma verdadeira celebração da cultura nordestina.
Mario Luiz Thompson / Divulgação
Existem artistas que representam tão bem o gênero musical que eles escolheram que tornaram-se praticamente sinônimo do ritmo ao longo de sua carreira. Veja outros exemplos!
Ylanite Koppens - pixabay
PACO DE LUCÍA (1947-2014) - FLAMENCO - O grande violonista deixou sua impressão digital no ritmo que remonta às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. No Flamenco, usam-se violões, castanholas e cajón.
Javid Baku - commons wikimedia
GARDEL (1890-1935) - TANGO - Alguns sustentam que ele nasceu em 1890 na França; outros, em 1887, no Uruguai. O fato é que Gardel é um ícone da Argentina, referência mundial de Tango, ritmo que mistura drama e paixão.
Dominio Publico
BOB MARLEY (1945-1981) - REGGAE - Cantor e compositor jamaicano, eternizou o reggae no planeta. Via a música como ritmo, expressão, espiritualidade e símbolo de resistência.
Celeb Journey - Flickr
LUIZ GONZAGA (1912-1989) - BAIÃO - O "Rei do Baião", é o maior expoente do gênero típico do Nordeste, derivado do lundu. Tocava sanfona, zabumba e triângulo. Autor de "Asa Branca", influenciou uma geração de músicos com sua cultura popular.
Foto Acervo Arquivo Nacional
CAPIBA (1904-1997) - FREVO - Compositor e pianista pernambucano, é o maior compositor de frevos do Brasil. Seu pai era maestro e Capiba, aos 8 anos, já tocava trompa.
Foto -Acervo-Fundaj-MEC
GIUSEPPE VERDI (1813-1901) - ÓPERA - Compositor italiano de óperas, um dos mais influentes do século XIX. Autor de "La Traviatta" e "Aida".
crédito Dominio Publico
B.B.KING (1925-2015) - BLUES - Compositor e cantor americano, apelidado de "Rei do Blues". Um expoente no gênero, com reconhecimento mundial.
By Robbie Drexhage - commons wikimedia
JAMES BROWN (1933-2006) - SOUL - Um dos cantores mais influentes do século XX na música mundial. Cantou vários estilos, mas foi o Rei do Soul. Influenciou muitos artistas. Em vida, vendeu mais de 100 milhões de discos.
Dominio Publico
BEETHOVEN (1770-1827) - SINFONIA - O músico alemão, mesmo enfrentando problemas auditivos que o levaram à surdez, deixou sinfonias consideradas pérolas. A 9ª Sinfonia foi levada ao espaço como símbolo de música da humanidade.
Joseph Karl Stieler domínio público
BEATLES (Atividade:1960-1970)- ROCK - Banda de rock britânica que explodiu e se manteve nas alturas entre 1960 e 1970, tornando-se mito do rock, o grupo mais cultuado no cenário musical: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Divulgação
JACOB DO BANDOLIM (1918-1969) - CHORINHO - foi um dos grandes músicos do choro, modernizando o estilo com a introdução de outros instrumentos não usuais no gênero, como o sanfona e o vibrafone.
Domínio público
ROBERTO CARLOS/JULIO IGLESIAS (Roberto: 1941/ Iglesias: 1943)- MÚSICA ROMÂNTICA - Dois nomes definitivos do gênero romântico em seus países de origem (Brasil e Espanha), com adesão de milhares de fãs pelo mundo.
Reprodução do site Portal SPLISH-SPLASH
PRINCE (1958-2016) - FUNK - Um músico completo: compôs, cantou e tocou (diversos instrumentos) em diversos ritmos. Eclético, deixou pérolas no Pop, Funk, Rock, R&B, Jazz e Soul. Mas é mais associado ao Funk.
Reprodução Instagram @prince

Veja mais Top Stories