Jesse Eisenberg vira cidadão polonês após indicação ao Oscar; entenda

Por Flipar

O ator declarou estar "incrivelmente honrado", pois há duas décadas já tinha interesse em se tornar cidadão polonês.
divulgação/columbia pictures
Eisenberg escreveu o roteiro do filme inspirado na morte de sua tia-avó, que fugiu da Polônia para os EUA em 1938.
divulgação/SEARCHLIGHT PICTURES
Durante as filmagens no país, Eisenberg decidiu solicitar a cidadania, um direito concedido a descendentes de poloneses que nasceram ou viveram lá após 1920.
reprodução
Além de receber indicação de roteiro, "A Verdadeira Dor" faturou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, que foi para Kieran Culkin. Conheça a trajetória de Jesse Eisenberg!
divulgação
Eisenberg nasceu em 5 de outubro de 1983, em Queens, Nova York, mas cresceu em East Brunswick, Nova Jersey.
flickr - Antonio García Rodríguez
Ele começou a atuar em peças de teatro quando ainda era criança e fez sua estreia como ator na televisão, especificamente na série "Caia na Real" (1999-2000).
reprodução
No cinema, seu primeiro trabalho foi em 2002, no filme "Roger, O Conquistador", no qual interpreta o personagem Nick.
reprodução
Eisenberg ganhou projeção com filmes como "A Vila" (2004) e "Férias Frustradas de Verão" (2009), mas foi com "Zumbilândia" (2009 - foto) que ele decolou de vez.
reprodução
Na trama, ele interpreta Columbus, um nerd simpático tentando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico repleto de zumbis.
divulgação/Columbia/TriStar
No entanto, o papel mais marcante de sua carreira veio em 2010, quando interpretou Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, no aclamado "A Rede Social".
Divulgação
Pela atuação, Eisenberg conquistou sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator.
divulgação
Alguns dos outros filmes em que Eisenberg atuou foram "Para Roma, com Amor" (2012), "Truque de Mestre" (2013) e "Batman v Superman: A Origem da Justiça" (2016), no qual interpreta o vilão Lex Luthor (foto).
divulgação
Para além da atuação, Eisenberg é um escritor e dramaturgo talentoso. Ele escreveu e estreou várias peças de teatro, como "The Revisionist" e "Asuncion".
wikimedia commons/ Harald Krichel
O ator também publicou uma coletânea de histórias de humor intitulada "Bream Gives Me Hiccups".
flickr - Raph_PH
Seu interesse pela escrita e pela direção também se reflete em seu trabalho no cinema. Em 2022, dirigiu e escreveu seu primeiro longa: "Quando Você Terminar de Salvar o Mundo", baseado em seu próprio podcast de áudio.
divulgação
Na vida pessoal, Eisenberg é engajado em causas sociais, apoiando iniciativas voltadas para refugiados e direitos humanos. Desde 2017, ele é casado com a produtora Anna Strout, com quem tem um filho.
divulgação

Veja mais Top Stories