Navegador brasileiro se prepara para desafio em lugar inóspito da Terra

Por Flipar

Desta vez, ele planeja seguir a desafiadora e inédita "Passagem Nordeste", que atravessa a Sibéria, unindo o Atlântico ao Pacífico pelo Ártico.
Simon Berger/Pixabay
Essa rota, normalmente percorrida apenas por grandes navios quebra-gelo, é extremamente difícil devido ao gelo que cobre as águas do Ártico quase o ano inteiro.
Simon Boschmann/Pixabay
Belov, considerado o maior navegador brasileiro de todos os tempos ? embora menos conhecido que Amyr Klink ?, admitiu que este será seu maior desafio.
divulgação/Leonardo Papini
"É preciso ter licenças especiais para navegar por lá, uma região onde ninguém vai. Muito menos para passear, como é o meu caso", contou o navegador.
Arvid Olson/Pixabay
"Aprendi bastante a navegar no gelo naquela viagem, e esse conhecimento será útil agora. Mas ainda não sei o suficiente para encarar a Sibéria. Por isso, vou levar gente experiente comigo, porque sei que será uma jornada bem mais dura e difícil", disse ele.
divulgação
Aos 82 anos, o brasileiro também terá que lidar com as limitações da idade. "Minha saúde até que é boa. Mas meus joelhos estão podres e não tenho mais força para lidar sozinho com as velas do barco. Ter ajuda na travessia será muito bom e necessário", ressaltou.
reprodução
Belov estima que, se tudo correr bem, a travessia deve levar "cerca de três meses". Ele estará acompanhado por uma tripulação de brasileiros e russos.
reprodução

Veja mais Top Stories