Testes apontam os 10 carros à combustão mais econômicos do Brasil em 2025

Por Flipar

A avaliação considerou apenas motores à combustão, excluindo híbridos e elétricos, e destacou que nem todas as versões de um mesmo modelo são necessariamente as mais econômicas.
Divulgação Fiat
O estudo levou em consideração vários aspectos, entre eles, claro, o consumo de combustível.
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Os testes seguiram a norma ABNT NBR 7024 e simularam cenários urbanos e rodoviários. Confira o ranking!
montagem/divulgação
10º) Fiat Argo - Motor 1.0 flex; Câmbio: manual de cinco velocidades; Consumo na cidade: 13,6 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol); Consumo na estrada: 15,1 km/l (gasolina) e 10,6 km/l (etanol); Preço inicial: R$ 89.990.
Divulgação/Fiat
O Fiat Argo até se sai bem na estrada, mas seu desempenho em trajetos urbanos deixa a desejar.
divulgação/fiat
Apesar dos bons números, é o único carro da Honda que aparece no ranking e também o único com motor 1.5 dessa lista.
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8º) Volkswagen Virtus - Motor: 1.0 flex; Câmbio: manual de cinco velocidades; Consumo na cidade: 12,5 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol); Consumo na estrada: 15,4 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol); Preço inicial: R$ 105.990.
divulgação/Volkswagen
O Virtus se destaca como o sedã mais eficiente em consumo de combustível da Volkswagen, embora esteja longe do topo do ranking geral.
divulgação/Volkswagen
7º) Renault Kwid - Motor: 1.0 flex; Câmbio: manual de cinco velocidades; Consumo na cidade: 15,3 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol); Consumo na estrada: 15,7 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol); Preço inicial: R$ 76.089.
Divulgação/Renault
Desde seu lançamento, o Renault Kwid se mantém entre os veículos mais acessíveis do Brasil. No entanto, ocupa apenas a 7ª colocação no ranking dos mais econômicos por conta do fraco desempenho em rodovias.
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6º) Peugeot 208 - Motor: 1.0 flex; Câmbio: manual de cinco velocidades; Consumo na cidade: 13,3 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol); Consumo na estrada: 15,8 km/l (gasolina) e 11,1 km/l (etanol); Preço inicial: R$ 81.990.
divulgação/Peugeot
Outros dos mais acessíveis da lista ? e com um dos designs mais arrojados ?, o Peugeot 208 também é um dos mais econômicos em circulação no Brasil.
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5º) Hyundai HB20S - Motor: 1.0 flex; Câmbio: automático de seis velocidades; Consumo na cidade: 13 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol); Consumo na estrada: 16 km/l (gasolina) e 11,2 km/l (etanol); Preço inicial: R$ 97.690.
divulgação/Hyundai
A Hyundai se destaca nessa lista por ter o carro sedã com câmbio automático mais econômico do Brasil.
divulgação/Hyundai
4º) Volkswagen Polo - Motor: 1.0 flex; Câmbio: manual de cinco velocidades; Consumo na cidade: 13,7 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol); Consumo na estrada: 16,1 km/l (gasolina) e 11,3 km/l (etanol); Preço inicial: R$ 96.490.
divulgação/Volkswagen
O 4º colocado no ranking dos carros mais econômicos foi também o segundo carro mais vendido do Brasil em 2024, segundo a Fenabrave. No entanto, essa classificação se exclusivamente por conta da versão analisada.
divulgação/Volkswagen
Lançado no Brasil em fevereiro de 2018, o Fiat Cronos é um dos carros mais equilibrados da lista em termos de consumo/custo-benefício.
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O Onix ocupa os dois primeiros lugares da lista dos carros mais econômicos. Ambos contam com o mesmo conjunto de motor e câmbio e as versões de entrada apresentam dados de consumo bastante similares.
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Em comparação com o Fiat Argo, por exemplo, o Onix Plus consegue ter uma autonomia de quase 2,5 km/l a mais na estrada utilizando gasolina.
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