-

Hubble: Conheça o telescópio que mudou o estudo dos Astros

Por Flipar

As imagens obtidas pelo telescópio já geraram mais de 20 mil estudos e 1,2 milhão de publicações que fazem referência às pesquisas realizadas com base nas transmissões do satélite.  - - Divulgação NASA
As imagens obtidas pelo telescópio já geraram mais de 20 mil estudos e 1,2 milhão de publicações que fazem referência às pesquisas realizadas com base nas transmissões do satélite.
- Divulgação NASA
O Hubble foi lançado pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery. - - Divulgação NASA
O Hubble foi lançado pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.
- Divulgação NASA
O Hubble foi responsável por milhares de descobertas no universo. Ele identificou planetas fora do Sistema Solar e estudou as atmosferas de luas como Ganímedes e Europa. 
 - - Divulgação NASA
O Hubble foi responsável por milhares de descobertas no universo. Ele identificou planetas fora do Sistema Solar e estudou as atmosferas de luas como Ganímedes e Europa.
- Divulgação NASA
Recentemente, graças ao Hubble, astrônomos descobriram um planeta denominado GJ 9827d, que tem cerca de duas vezes o diâmetro da Terra, e é o menor exoplaneta encontrado com vapor de água na atmosfera. -
Recentemente, graças ao Hubble, astrônomos descobriram um planeta denominado GJ 9827d, que tem cerca de duas vezes o diâmetro da Terra, e é o menor exoplaneta encontrado com vapor de água na atmosfera.
Além disso,  o Hubble colaborou para a identificação de outras estruturas astronômicas, como os buracos negros, cujo campo gravitacional é tão intenso que nada consegue escapar. - Reprodução/ Yu-Gi-Oh!
Além disso, o Hubble colaborou para a identificação de outras estruturas astronômicas, como os buracos negros, cujo campo gravitacional é tão intenso que nada consegue escapar.
Reprodução/ Yu-Gi-Oh!
O telescópio também foi responsável por nos apresentar cerca de 1.500 galáxias. Até então, apenas a nossa (Via Láctea) era conhecida. - - Divulgação NASA
O telescópio também foi responsável por nos apresentar cerca de 1.500 galáxias. Até então, apenas a nossa (Via Láctea) era conhecida.
- Divulgação NASA
Suas imagens também ajudaram a entender mais sobre a formação e a morte das estrelas. O telescópio é capaz de mostrar uma bola de futebol a 50 km de distância.  - - Divulgação NASA
Suas imagens também ajudaram a entender mais sobre a formação e a morte das estrelas. O telescópio é capaz de mostrar uma bola de futebol a 50 km de distância.
- Divulgação NASA
Em abril de 2024, o Hubble entrou em "modo de segurança" devido a um defeito em um giroscópio (gyro), um dos componentes do sistema de direção. - ESA-Hubble wikimedia commons
Em abril de 2024, o Hubble entrou em "modo de segurança" devido a um defeito em um giroscópio (gyro), um dos componentes do sistema de direção.
ESA-Hubble wikimedia commons
Foi a segunda vez que o Hubble parou temporariamente de funcionar. Em junho de 2021, ele ficou parado por mais de um mês após a degradação do módulo de memória de um computador antigo.  - Divulgação Nasa
Foi a segunda vez que o Hubble parou temporariamente de funcionar. Em junho de 2021, ele ficou parado por mais de um mês após a degradação do módulo de memória de um computador antigo.
Divulgação Nasa
Estima-se que o Hubble deixe de funcionar entre 2030 e 2040. Por isso, a NASA já preparou um substituto, o Telescópio Espacial James Webb, lançado em dezembro de 2021.
Divulgação Nasa
O James Webb superou as expectativas e está proporcionando uma revolução nos estudos do universo. Ele é capaz de captar sinais que viajaram por bilhões de anos. E já expôs imagens inéditas de aglomerados de estrelas formadas 300 milhões de anos após o Big Bang
Divulgação Nasa

Veja mais Top Stories