Eslovênia: conheça o país de origem de Melania Trump, primeira-dama dos EUA

Por Flipar

Ela conheceu o futuro marido em 1999, quando trabalhava como modelo. Melania e Donald Trump se casaram em 2005, no estado da Flórida, no extremo sudeste dos EUA.
©Reprodução de vídeo SIC notícias
Melania Trump nasceu em 26 de fevereiro de 1970, na cidade de Novo Mesto, que à época fazia parte da extinta Iugoslávia e hoje é território da Eslovênia, na Europa Central.
Regine Mahaux/Wikimédia Commons
Em 2020, foi inaugurada uma estátua de bronze de Melania Trump nas proximidades de Sevnica, no leste da Eslovênia.
©Reprodução/Redes Sociais
A obra, de autoria do americano Brad Downey, substituiu uma escultura anterior da primeira-dama que foi incendiada na mesma região no dia 04/07/2020, data em que os americanos comemoram sua independência.
©Reprodução do Instagram @Magé Vianna
A Eslovênia é um pequeno país localizado na península dos Balcãs. O Flipar mostra a seguir curiosidades sobre a terra natal da primeira-dama dos Estados Unidos.
©Flickr daves_archive
A República da Eslovênia foi uma das nações surgidas após a dissolução da antiga Iugoslávia, nos anos 1990, juntamente com Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro e Sérvia.
©WikiEditor2004/Wikimédia Commons
A independência da Eslovênia foi decretada em 25 de junho de 1991. Esse episódio foi o estopim para o início da Guerra da Iugoslávia, que se estendeu até quase o fim daquela década.
©SSGT Kim Price/Wikimédia Commons
Após tornar-se independente, o país passou por importantes reformas que aceleraram seu desenvolvimento. Em 2004, a Eslovênia passou a fazer parte da União Europeia.
© Andrej Jakob?i?/Wikimédia Commons
O país é formado por extensas montanhas e também possui um pequeno trecho litorâneo banhado pelo Mar Adriático.
Andrej Jakob?i? /Wikimédia Commons
Mais da metade do território esloveno é composto por florestas preservadas, uma característica marcante dessa pequena nação. Isso faz o país ser elogiado internacionalmente por suas práticas de sustentabilidade.
©Reprodução do X @Beking_o7
A Eslovênia faz fronteira com Áustria, Hungria, Itália e Croácia. O país tem pouco mais de 2,1 milhões de habitantes.
©OCHA/Wikimedia Commons
Os esportes prediletos dos eslovenos são o basquete e o futebol. Desde sua independência, o país participou das Copas do Mundo de futebol duas vezes, em 2002 e 2010. Os esportes de neve também são populares por lá.
©Shine 2010/Wikimedia Commons
A Eslovênia tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito alto, de 0.926, ocupando o 22º lugar no mundo, de acordo com a ONU. Ou seja, é considerado um país com ótimas condições de renda e com acesso amplo à educação e ao sistema de saúde por parte de sua população.
© Plamen Agov /Wikimédia Commons
O turismo é uma atividade econômica relevante na Eslovênia, mas o setor com maior participação no Produto Interno Bruno (PIB) do país é a indústria.
©Luka E Unsplash
A língua oficial do país é o esloveno e sua capital é Liubliana, que tem pouco mais de 280 mil habitantes.
©Reprodução do X @W0rld2025
Liubliana é uma cidade muito arborizada e com vida acadêmica e cultural intensas. Shows ao ar livre, além de espetáculos de ópera e balé, costumam constar na programação da capital eslovena.
© Reprodução do X @IconicSettings
Entre os pontos turísticos mais famosos da Eslovênia estão a Caverna de Postojna (habitat de salamandras), o Lago Bled e a cidade de Piran.
© Reprodução do X @JamesLucasIT
O belo Lago de Bled tem uma paisagem de encher os olhos, com uma pequena ilha onde está situada a igreja de Assunção.
- © Reprodução do X @LoveSongs4Peace e @SophiaFioren
O mel é um dos produtos mais simbólicos da Eslovênia, país que tem um grande número de apicultores. Essa tradição se deve, em especial, ao fato de a abelha-carnica (apis mellifera carnica) ser nativa da localidade.
©Kranjska Cebela/Wikimedia Commons
Em 2022, a Eslovênia ganhou destaque no Brasil por um fato inusitado. Uma participante do reality show BBB se chamava Eslovênia Marques. O pai da ?sister? queria batizá-la de Bósnia-Herzegovina, em homenagem a outra república da antiga Iugoslávia. A mãe não permitiu e a saída encontrada foi registrar a jovem nascida em 1996 com o nome do país vizinho.
©Divulgação/GShow

Veja mais Top Stories