Tem cada uma… Conheça o urubu que vomita ácido e faz cocô e xixi em si mesmo

Por Flipar

Nessa "arte", o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) é um dos maiores mestres da natureza. Para escapar de predadores, essa ave vomita ácido gástrico e carne semi-digerida para reduzir seu peso para facilitar a fuga.
reprodução
Um estudo da Ecosystem Services mostra que aves carniceiras evitam milhões de toneladas de emissões de carbono ao consumir carcaças antes da decomposição.
flickr - Thomas Brown
Apesar de sua envergadura, ele ainda é alvo de predadores, e seu ácido estomacal extremamente forte é usado para causar queimaduras.
flickr - Andrey
Seu nome popular vem da coloração avermelhada da cabeça, que é desprovida de penas, característica que ajuda a evitar infecções ao se alimentar de carne em decomposição.
wikimedia commons/creative commons/Fernando Losada Rodríguez
Por não possuir siringe, o órgão responsável pelo canto nas aves, o urubu-de-cabeça-vermelha emite apenas sons guturais e assobios fracos.
flickr - Wildreturn
Essa espécie não enfrenta grandes ameaças e é considerada de menor preocupação pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sendo bastante adaptável a diferentes ambientes, desde florestas e campos abertos até áreas urbanas.
flickr - Melissa McMasters

Veja mais Top Stories