Lojas de Portugal começam a aceitar PIX como forma de pagamento e causam revolta
Por Flipar
O PIX é um meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras. Atualmente, é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.
Divulgação/BCB
Segundo a BBC News Brasil, a rede de supermercados Continente ainda pretende expandir o uso do PIX para mais lojas.
Divulgação
A medida gerou críticas de páginas ligadas à direita radical, que veem essa "brasileirização" como uma ameaça à identidade portuguesa.
Reprodução/DW Brasil
Atualmente, mais de 510 mil brasileiros vivem legalmente em Portugal, representando a maior comunidade estrangeira no país.
Reprodução/DW Brasil
Até mesmo o Carnaval de Lisboa incorporou oficialmente o Carnaval Brasileiro de Rua a partir de 2025.
Fabiano Mesquita/@mesquitaepolly
Parte da população portuguesa associa a imigração brasileira ao aumento da criminalidade, à perda de empregos e até a uma "corrupção" da língua portuguesa.
Reprodução/DW Brasil
Dados oficiais mostram que as denúncias de xenofobia contra brasileiros aumentaram 505% entre 2017 e 2021.
Reprodução/DW Brasil
Influenciadores e políticos, como os do partido Chega, alimentam esse discurso, defendendo políticas anti-imigração.
Montagem/Reprodução/TikTok
Alguns especialistas apontam que Portugal não revisou criticamente seu colonialismo, ao contrário do Brasil, onde o tema é mais debatido.
Reprodução/DW Brasil
"É uma mistura natural que está a acontecer. Não é uma invasão. E está longe de ser uma colonização, é mais uma partilha", disse ele.
Reprodução/DW Brasil
Desde que foi lançado, em 2020, o PIX revolucionou a forma como brasileiros transferem dinheiro e realizam pagamentos, substituindo gradualmente métodos tradicionais como TED, DOC e até mesmo o uso de dinheiro em espécie.
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Uma das principais curiosidades sobre o PIX é a sua velocidade: as transações são concluídas em até 10 segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.
Divulgação
Outra curiosidade é que o PIX não é apenas para transferências entre pessoas; ele pode ser utilizado para pagar boletos, compras em estabelecimentos comerciais (tanto físicos quanto online) e até mesmo para realizar saques em dinheiro em alguns estabelecimentos que oferecem o "PIX Saque" e o "PIX Troco".