‘Stonehenge da Amazônia’: Estrutura misteriosa no Amapá intriga arqueólogos

Por Flipar

O local atrai curiosos, mas ainda é difícil de visitar. Fica em uma área de preservação ambiental, perto da cidade de Calçoene, considerada a mais chuvosa do Brasil.
Reprodução
Os pesquisadores ainda trabalham para transformar o lugar em um destino turístico, parecido com o Parque Nacional da Serra da Capivara.
Flickr Flavio Veloso
Stonehenge é um dos monumentos pré-históricos mais famosos do mundo, localizado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra.
Divulgação
Sua finalidade exata, assim como o monumento de Amapá, ainda é desconhecida, mas acredita-se que tenha sido um local ritualístico, astronômico ou funerário.
Flickr MICHAEL DALES
Stonehenge é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986 e continua sendo um símbolo do engenho e da espiritualidade das sociedades antigas.
u_7tm48tvmle/Pixabay
O Parque Arqueológico do Solstício é administrado com apoio de instituições de pesquisa brasileiras, como o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), e tem despertado cada vez mais o interesse de arqueólogos, antropólogos e turistas.
Reprodução
A região também tem ganhado destaque por reforçar a ideia de que os povos indígenas da Amazônia tinham organizações sociais complexas, com domínio de matemática, astronomia e engenharia.
Reprodução

Veja mais Top Stories