Detonou: Embaixada dos EUA emite alerta e diz que Brasil é perigoso para turistas

Por Flipar

A instituição destaca que crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns no Brasil. E que agressões físicas com uso de sedativos e drogas nas bebidas para roubar a vítima também têm sido frequentes.
Imagem gerada por i.a
Curiosamente, em 2024, a empresa de seguros norte-americana ?Berkshire Hathaway Travel Protection? fez uma pesquisa e listou os quinze países mais seguros do mundo para fazer uma viagem, incluindo o Brasil.
Sgt Muller Marin/Força Aérea Brasileira
15º - Brasil: Foi o país que mais subiu no ranking, pulando da 42ª colocação na edição passada para o 15º lugar. Os entrevistados deram ?notas altas em segurança de viagens para mulheres/pessoas de cor/LGBTQ+ e notas razoáveis ??para segurança contra terrorismo?.
12019/Pixabay
Vale esclarecer que o termo ?pessoas de cor? (people of color) é usado nos Estados Unidos para se referir a todos os que não são brancos ? negros, latinos, asiáticos, etc.
Pixabay
Há uma ressalva: De acordo com o Departamento de Estado, viajar para regiões de fronteira do Brasil - com Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Paraguai ? não é recomendado devido aos altos níveis de criminalidade e atividade de gangues.
Heiko Behn/Pixabay
13º - França: Subiu três posições com boas notas em segurança no transporte (menos em Paris) e segurança contra epidemias de doenças. Por outro lado, não foi bem avaliada quanto à segurança contra o terrorismo. As frequentes manifestações que acontecem no país são um ponto de alerta para os turistas.
CHRIS BONTEMPS - wikimedia commons
12º ? Japão: Pulou do 19º para o 12º lugar na pesquisa atual, muito graças à baixa taxa de criminalidade, seja assassinatos ou roubos. Por outro lado, aponta a pesquisa, em distritos como Roppongi, Kabuki-cho, Shibuya e Ikebukuro tem havido relatos de assédio a turistas americanos.
Sora mi mi wikimedia commons
11º ? Nova Zelândia: O país teve uma queda de apenas uma posição, com destaque para sua baixíssima taxa de homicídios de 0,7 por 100.000 pessoas. Comparando, os Estados Unidos (que não entrou no top 15) têm uma taxa de homicídios de 7,8 por 100.000 habitantes.
Divulgação
10º ? Austrália: Estava em 4ª na edição passada, ficando agora em 10º. Os poucos homicídios no país fizeram o país ter uma boa nota, mas a publicação fala para os turistas tomarem cuidado com os animais selvagens da região.
Patty Jansen por Pixabay
5º ? Holanda: Se no ano passado, foi considerado o país mais seguro do mundo para viajar, agora está no 5º lugar. A capital Amsterdã foi considerada pelos turistas americanos ouvidos na pesquisa como uma das cidades mais seguras do mundo.
Imagem Free de Bernardo Ferreria por Pixabay
3º ? Noruega: O top 3 da pesquisa da ?Berkshire Hathaway Travel Protection? tem mais um país escandinavo na lista. Com baixa taxa de criminalidade, a capital Oslo é considerada a área mais segura do país.
Imagem de Alexandra von Gutthenbach-Lindau por Pixabay
2º ? Suíça: Com alto padrão de vida e ótima infraestrutura, o país recebe os turistas o ano todo, que buscam na região cidades charmosas e muita natureza: os Alpes e os lagos do país realmente merecem destaque.
Imagem de Christel por Pixabay
1º ? Canadá: Com o título de país mais seguro para viajar em 2024, oferece segurança aos moradores e viajantes apesar dos comuns incidentes de incêndios florestais.
Jeremy Lee pexels
?O clima frio e a baixa densidade populacional proporcionam viagens seguras?, apontou a publicação.
Lukas Kloeppel pexels

Veja mais Top Stories