O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne (normalmente), com fechamento (tampa) da própria massa.
Flickr M. Zanchetta
Nos Estados Unidos, pode-se encontrar uma empada de frango, chamada "chicken pie". Já na Inglaterra, encontra-se uma empada de frango e cogumelos e a famosa Melton Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno (gelatina).
Flickr M. Zanchetta
Os recheios mais tradicionais são os de frango, palmito e camarão, mas já se pode encontrar empadas de queijo, carne, calabresa e tantos outros.
Sucesso de vendas, as empadas podem ser uma ótima opção de negócio para quem quer abrir uma casa especializada, adicionar essa delÃcia ao cardápio ou mesmo vender salgados para eventos. Algo que movimenta a economia e emprega pessoas.
Entre as opções de empadas doces estão: Creme de avelã; leite condensado; doce de leite com coco; doce de leite com amendoim; brigadeiro; brigadeiro de leite ninho; creme de limão; creme de baunilha com geleia; banana e Romeu e Julieta (goiabada com queijo).
De lá para cá, eles seguem com a receita dos salgados que conquistaram a famÃlia brasileira e fazem parte da cultura gastronômica do Rio de Janeiro.
Eles adaptaram as receitas às condições locais, resultando em uma variedade de pratos recheados. O empadão faz muito sucesso no Brasil, com variações de recheios, sejam salgados ou doces.
Para quem busca uma versão sem carne, empadas e empadões vegetarianos têm ganhado espaço em várias regiões. Pode ser recheado com legumes variados, cogumelos, espinafre e queijo.